Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como funciona um circuito limitador de corrente


jhonalvez

Posts recomendados

Ola pessoal, eu estou projetando uma fonte, e eu queria que me tirassem um duvida. Primeiramente, alguem sabe um esquema de limitador de corrente para acrescentar na fonte? Outra coisa, eu queria colocar um display para mostrar a corrente, mas como eu faco para saber a corrente maxima que eu coloquei no potenciometro, por exemplo? Tipo, eu fiz o circuito com potenciometro, dai eu coloco na em uma posicao. como eu faco para saber a corrente maxima que eu estou limitando? para mostrar no display, ou mostrar somente a corrente consumida. Daria certo eu pegar o maximo e dividir por dez, dai escrever no painel do potenciometro os valores, para se ter uma ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Colega jhonalvez ...

Existem ai duas variações quando se trata de corrente oferecida..

A primeira:

Se fizeres tua fonte com algum CI desses reguladores de tensão vais ganhar algumas importantes características, a saber:

- O controle de tensão é ótimo e a regulação excelente, melhor do que aquela que conseguirias com componentes discretos;

- Quanto a proteção do CI eles são excelentes, verdadeiramente indestrutíveis, com controle térmico (não vai danificar por excesso de temperatura, pois limita sua corrente de saída se for aquecver além da conta)

- Tem limitação de corrente interna e isso varia de CI para CI, sendo mais ou menos essas as correntes finais:

LM317 => 1,5A

LM350 => 3,0A

LM338 => 5,0A

É certo que não tem ajuste da corrente limite, mas me diga ai se consegues imaginar uma aplicação que seja para usar esse limite no modo ajustável... Se encontrares, me diga, responda, se não dá para conviver sem o mesmo...

A segunda:

É implementar um ajuste por potenciômetro desse limite de corrente.

Se entretanto chegares ao teu circuito de ajuste de corrente de saida, o único modo de medir (no amperímetro) esse valor é dando um curto circuito na saída e, acionando o potenciômetro de ajuste, ler a corrente limite desejada no amperímetro... Depois de ajustada essa corrente abra o curto circuito e alimente o que desejas alimentar...

Para mim, ajuste de limite de corrente por potenciômetro em uma fonte chega a ser tão útil quanto um liquidificador ter controle da estabilidade da rotação, para fazer uma vitamina de banana...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!