Teste de Eficiência
Para cada teste de carga nós mediremos a eficiência. Eficiência é a quantidade de energia que a fonte de alimentação gasta no processo de converter a corrente alternada em corrente contínua. Por exemplo, se uma dada fonte de alimentação está fornecendo 500 W em suas saídas mas está extraindo 650 W da rede elétrica, isto significa que a fonte de alimentação está desperdiçando 150 W. O problema com esta energia desperdiçada é que você está pagando por ela, apesar de ela não está sendo utilizada!
Neste exemplo, esta fonte de alimentação teria uma eficiência de 77% (500 W/650W). Boas fontes de alimentação têm uma eficiência de pelo menos 80%. Quando maior este número, melhor, já que menor será sua conta de energia.
Medir a eficiência é fácil. Para cada teste de carga nós sabemos a potência que a fonte de alimentação está fornecendo, pois este número é mostrado em nosso testador de carga (este valor é publicado em nossos testes na linha "Total"). Nós também sabemos o quanto a fonte está puxando da rede elétrica, valor publicado como "potência AC" em nossos testes. A eficiência é calculada dividindo-se o valor da potência CC pelo valor da potência AC.
A potência AC é medida por um wattímetro digital de precisão GWInstek GPM-8212. Este é um instrumento extremamente caro, pois apresenta uma precisão de 0,2%, valor impossível de ser encontrado em produtos mais baratos. É importante notar que compramos este equipamento em junho de 2009 e antes nós usávamos um wattímetro da Brand Electronics modelo 4-1850, que não é tão preciso. A potência medida pelo modelo da Brand Electronics dá valores maiores, fazendo com que os valores de eficiência sejam mais elevados do que deveriam ser. Em outras palavras, os valores de eficiência publicados antes de 23/06/2009 são um pouco maiores do que deveriam e você deve ter isto em mente ao comparar novos testes aos testes já publicados. Nós estamos re-testando várias fontes, mas não vai ser possível corrigir todos os testes.
Figura 7: Wattímetro digital de precisão GWInstek GPM-8212.
Outra vantagem deste equipamento comparado a soluções mais baratas é que ele permite ser calibrado através do PC, portanto de tempos em tempos nós podemos recalibrá-lo para termos certeza que ele continua preciso.
Este instrumento também mede a tensão CA e o fator de potência e nós estamos adicionando estas informações aos testes publicados após a sua aquisição. Fator de potência é igual a energia ativa dividida pela energia aparente e é um número entre 0 e 1. Quanto mais próximo este número estiver de 1, melhor. Este resultado mede a eficiência do circuito de correção do fator de potência (PFC) da fonte. Clique aqui para entender mais sobre este assunto.
Respostas recomendadas