Introdução
A CX400W é a fonte de alimentação mais simples da Corsair, equipada com circuito PFC ativo, uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior, projeto com um único barramento e que custa na faixa dos R$ 230 no Brasil. Será que ela é um bom produto? Confira.
Assim como a maioria das fontes da Corsair, a CX400W é fabricada pela Seasonic (a Corsair HX750W, HX850W e HX1000W são fabricadas pela CWT). Internamente esta fonte usa o mesmo projeto da Corsair VX450W, Antec EarthWatts 500 W e Arctic Cooling Fusion 550RF, como explicaremos.
Figura 1: Fonte de alimentação Corsair CX400W.
Figura 2: Fonte de alimentação Corsair CX400W.
A Corsair CX400W é uma fonte de alimentação pequena, medindo 14 cm de profundidade. Ela tem uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior e circuito PFC ativo.
Por ser um produto simples esta fonte não tem sistema de cabeamento modular. Todos os cabos possuem uma proteção de nylon que parte de dentro da fonte. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos.
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos foram um conector EPS12V.
- Um cabo de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de seis pinos.
- Dois cabos de alimentação SATA com três conectores cada.
- Dois cabos de alimentação para periféricos com três conectores padrões e um conector para a unidade de disquete cada.
A quantidade de cabos é satisfatória para você montar um micro simples e esta é a mesma configuração de cabos encontrada na Corsair VX450W.
Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada. Todos os cabos são bem longos, medindo 60 cm entre a fonte e o primeiro conector no cabo, e 15 cm entre cada conector nos cabos que tem mais de um conector. Portanto você pode facilmente instalar esta fonte em um gabinete “full tower”.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas