Introdução
Hoje nós testaremos o modelo de 750 W da série de fontes de alimentação Corsair HX. É importante notar que os modelos HX750W, HX850W e HX1000W da Corsair não têm nenhuma relação com outros modelos desta mesma série. Eles utilizam um projeto completamente diferente (e melhor, diga-se de passagem) usando um conversor DC-DC para gerar as saídas de +5 V e +3,3 V, assim como várias outras fontes com alta eficiência (por exemplo as fontes das séries Silencer 910 da PC Power & Cooling, Signature e TruePower New da Antec, M12D da Seasonic e UCP da Cooler Master). Esses modelos HX são fabricados pela CWT, enquanto que os demais modelos da série HX são fabricados pela Seasonic. Por que a Corsair manteve o mesmo nome é um mistério. Em nossa opinião eles deveriam ter usado um nome diferente para que os clientes soubessem que estão diante de uma classe diferente de produtos, voltada para os usuários que estão procurando por uma fonte de alimentação de alta qualidade e alta eficiência.
Algo interessante aconteceu com a certificação 80 Plus desta fonte de alimentação. De acordo com a organização 80 Plus, esta fonte, junto com a HX850W, possui certificação Gold – o que significa que ela oferece eficiência mínima de 90% em carga típica (50% da carga; 375 W) e eficiência mínima de 87% em cargas leve (20% da carga; 150 W) e máxima (750 W). Acontece que como os resultados obtidos pela organização 80 Plus foram muito próximos dos valores mínimos requeridos, a Corsair decidiu “rebaixar” essas duas fontes para a certificação Silver (eficiência mínima de 88% em carga típica e 85% em cargas leve e máxima) por conta própria. Em um mercado onde normalmente os fabricantes gostam de exagerar sobre as características de seus produtos é realmente bacana ver um fabricante fazendo o oposto: reduzir os números para proteger os usuários. Ponto para a Corsair.
A Corsair HX1000W usa dois transformadores internamente, enquanto que a HX850W e a HX750W usam apenas um. Como nós já testamos a HX850W, neste teste nós iremos apontar as diferenças internas entre os modelos de 750 W e de 850 W.
Figura 1: Fonte de alimentação Corsair HX750W.
Figura 2: Fonte de alimentação Corsair HX750W.
A HX750W tem o mesmo tamanho da HX850W: 18 cm de profundidade, o que faz com que essas duas fontes sejam longas. Ambas possuem uma ventoinha de 140 mm na parte inferior, circuito PFC ativo, projeto com um único barramento e um sistema de cabeamento modular.
Na Corsair HX750W o cabo principal da placa-mãe (20/24 pinos) e o cabo ATX12V/EPS12V (dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V) estão permanentemente presos à fonte. Esses cabos são protegidos por um revestimento de nylon que sai de dentro da fonte. O modelo de 850 W tem dois cabos a mais que saem diretamente de dentro da fonte (dois cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de seis/oito pinos cada), recurso não disponível no modelo de 750 W.
Assim como a HX850W, o sistema de cabeamento modular da HX750W tem dez conectores e a fonte de alimentação testada vem com nove cabos (um a menos do que a HX850W; o cabo que está faltando é um dos cabos de alimentação para periféricos) além de dois adaptadores para converter plugues de alimentação para periféricos em plugues de alimentação para a unidade de disquete. Os cabos inclusos são os seguintes:
- Quatro cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de seis/oito pinos em cada um deles.
- Três cabos de alimentação SATA com quatro plugues cada.
- Dois cabos de alimentação para periféricos com quatro plugues cada.
A quantidade de cabos e conectores disponíveis é perfeita para um produto de 750 W, permitindo a você instalar até 12 periféricos SATA e até duas placas de vídeo topo de linha. Claro que você pode ter mais de duas placas de vídeo, mas neste caso você precisará converter conectores de alimentação para periféricos em conectores de alimentação para placas de vídeo.
O cabo principal da placa-mãe, o cabo ATX12V/EPS12V e os cabos para placas de vídeo são longos, medindo 60 cm, e por isso você provavelmente não terá problemas ao usar esta fonte em um gabinete grande “full-tower”. Os cabos de alimentação SATA e para periféricos têm uma distância de 44 cm entre a ponta que é instalada na fonte e o primeiro conector do cabo. Nesses cabos a distância entre cada conector é de 10 cm.
O cabo principal da placa-mãe usa fios de 16 AWG, que são mais grossos, enquanto que todos os outros fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas