

Conclusões
Para sermos honestos ficamos decepcionados com a Enermax Liberty DXX 500 W, já que esperávamos mais dela, especialmente por ela ser tão “famosa” no Brasil e o pessoal realmente achar que esta é uma excelente fonte – o que, infelizmente, não é o caso.
Apesar de ela ter uma ventoinha de 120 mm, sistema de cabeamento modular suportando dois cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo – um deles com um conector de 6/8 pinos –, mais conectores do que a maioria das fontes de alimentação simples e um nível de ruído e oscilação muito baixo e conseguir realmente fornecer 500 W a 48,5°C, sua eficiência foi baixa, ficando abaixo de 80% se você extrair mais do que 300 W dela.
Esta fonte usa um projeto diferente em seu secundário, que mostrou não ser bom. Junto com a decisão de usar um projeto com chaveamento direto com um transistor em seu primário em vez do tradicional chaveamento direto com dois transistores, o projeto usado por esta fonte de alimentação provou não ser o mais eficiente.
Praticamente todas as proteções falharam durante os testes, mostrando que elas estavam desabilitadas ou configuradas com um valor muito alto: esta fonte não sobreviveu aos nossos testes de carga.
Nós sabemos que usuários comuns provavelmente não sobrecarregarão suas fontes, mas é sempre bom saber que a fonte desligará diante de uma situação de sobrecarga em vez de simplesmente queimar – ainda mais no Brasil onde distribuidores e lojistas dão uma garantia muito curta, especialmente se comparada com a garantia original nos EUA.
Usuários que estejam montando um micro simples provavelmente não extrairão mais de 300 W dos seus micros. Portanto, se você é um deles provavelmente não se deparará com situações de sobrecarga e problemas de eficiência dos quais estamos falando. No entanto, quando você pensa que a Corsair VX450W e a Antec EarthWatts 500 W são mais baratas e produtos melhores – ambas são internamente a mesma fonte e oferececem uma eficiência muito maior e suas proteções funcionam muito bem –, não faz sentido comprar a Enermax Liberty DXX 500 W hoje.
Lembre-se que esta fonte de alimentação já está no mercado há um tempo e isto não significa que todos os produtos a Enermax têm esses mesmos problemas. Não se preocupe: nós testaremos as fontes de alimentação mais modernas da Enermax em breve.
Respostas recomendadas