Introdução
Nós já testamos outras duas fontes da brasileira eXtream (a Aurora 700 W e a FEX-45T12 de 450 W) e estávamos bastante curiosos para testar o modelo FEX-55T28, de 550 W. Será que este modelo consegue realmente entregar 550 W? Será que ele sobrevive aos nossos testes? Confira.
As fontes da eXtream são fabricadas pela Super Flower e a eXtream divulga isso na própria caixa do produto, portanto isso não é nenhum segredo. A eXtream FEX-55T28 é na verdade a Super Flower SF-550P28N, modelo que não consta no site desse fabricante.
A FEX-55T28 é uma fonte usando projeto meia-ponte, sem circuito PFC, que é um projeto defasado para os padrões de hoje – interessante notar que algumas fontes com este tipo de projeto se saem bem em nossos testes e veremos se este é o caso da fonte testada. Ela usa duas ventoinhas, uma de 120-mm em sua parte inferior e uma de 80-mm em sua parte traseira, que brilham em azul quando a fonte é ligada, e possui 16,5 cm de profundidade.
Figura 1: Fonte eXtream de 550 W (FEX-55T28).
Figura 2: Fonte eXtream de 550 W (FEX-55T28).
O cabo de alimentação principal da placa-mãe usa um conector de 20/24 pinos e esta fonte vem com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V. Esses dois cabos possuem proteção de nylon que partem de dentro da fonte. Os demais cabos não possuem esta proteção.
Esta fonte vem com quatro cabos para periféricos: um cabo contendo dois conectores de alimentação auxiliar para placas de vídeo, sendo um de seis pinos e um de seis/oito pinos, um cabo contendo três plugues de alimentação SATA, um cabo contendo três plugues de alimentação padrão para periféricos e um cabo contendo três plugues de alimentação para periféricos e um plugue para alimentação de unidades de disquete.
Os fios todos são 18 AWG, o que é a correta bitola a ser usada. No entanto a quantidade de plugues presentes – especialmente SATA – é baixa para usuários intermediários e avançados. Além disso, o uso de dois conectores para placas de vídeo no mesmo cabo é totalmente desaconselhável, pois sobrecarrega o cabo, o que normalmente ocasiona uma queda no valor da tensão nos plugues. O ideal é usar cabos independentes para cada conector.
Figura 3: Cabos.
Outro problema é que os cabos são extremamente curtos, com apenas 44 cm de distância entre a fonte e o primeiro conector do cabo. Nos cabos com mais de um conector, a distância entre conectores é de 14 cm. Instalar esta fonte em um gabinete torre “completa” (“full-tower”) pode ser difícil.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte.
Respostas recomendadas