

Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da Goldship Real Power 600 W. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU1005, que é capaz de fornecer até 10 A a 100° C, se um dissipador de calor é usado. Outro milagre desta fonte: um dissipador de calor é usado em sua ponte retificadora, diferentemente do que ocorre na maioria das fontes “nacionais”. Com isso em teoria esta fonte seria capaz de extrair até 1.150 W em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, esta ponte permitiria que esta fonte fornecesse até 920 W sem a queima deste componente. Claro que estamos falando apenas desse componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação.
Figura 9: Ponte de retificação.
Os capacitores eletrolíticos do circuito dobrador de tensão são da Teapo e rotulados a 85° C, como de costume.
Na seção de chaveamento da Goldship Real Power 600 W vimos outro milagre. Em vez de usar a topologia meia-ponte com dois transistores de potência NPN como ocorre com a maioria das fontes sem circuito PFC, esta fonte usa a topologia chaveamento direto com dois transistores de potência MOSFET, que é a mesma topologia usada por fontes modernas com circuito PFC ativo. Para falarmos a verdade esta é a primeira vez que vemos uma fonte sem PFC usando esta topologia. Dois transistores STW20NM50 são usados, cada um suportando até 25 A a 25° C ou até 12,6 A a 100° C (veja a diferença que a temperatura faz) em modo contínuo ou até 80 A a 25° C em modo pulsante, apresentando uma resistência de 250 mΩ quando ligados, característica chamada RDS(on). Quando menor este valor, melhor, significando que menos potência será desperdiçada e, portanto, maior será a eficiência da fonte.
Figura 10: Transistores chaveadores.
Os transistores chaveadores são controlados por um circuito integrado UC3844B, que está fisicamente localizado no primário.
Figura 11: Controlador PWM.
Respostas recomendadas