Introdução
A Goldship é a linha de produtos de melhor qualidade da Leadership e estávamos curiosíssimos para testar a fonte Real Power 600 W, cujo nome sugere ser um modelo de potência real. Será?
A Goldship Real Power 600 W até que tem um visual bacana, como você pode ver nas fotos abaixo.
Figura 1: Fonte de alimentação Goldship Real Power 600 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Goldship Real Power 600 W.
A fonte em si é pequena, com 14 cm de profundidade, usando uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior. Esta fonte não possui circuito PFC e, portanto, tem chave seletora de tensão 115V/230V. Sua topologia interna, no entanto, não é do tipo meia-ponte (topologia usada na maioria das fontes sem PFC), como explicaremos.
Nenhum sistema de cabeamento modular é usado. Os cabos usam proteções de nylon, que parte de dentro da fonte. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos.
- Um cabo com um conector ATX12V.
- Um cabo de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de seis pinos.
- Um cabo de alimentação SATA com dois conectores.
- Dois cabos de alimentação para periféricos com três plugues padrão e um conector para unidades de disquete cada.
Os cabos são curtos, medindo 46 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector do cabo, dificultando a instalação desta fonte em gabinetes do tipo “full tower”. Cabos com mais de um conector possuem 14 cm de distância entre os conectores.
Figura 3: Cabos.
Há alguns pontos negativos para um produto de 600 W, como a presença de apenas dois conectores de alimentação SATA (esta fonte deveria ter no mínimo quatro), apenas um conector para placas de vídeo (esta fonte deveria vir com dois) e a não existência de um conector EPS12V.
Em relação à bitola usada, esta fonte usa um esquema pouco usual. O cabo principal da placa-mãe é conectado à placa de circuito impresso usando um único fio grosso (14 AWG) para as saída +5 V, +3,3 V e terra e fios mais finos (18 AWG, bitola correta) são conectados a este fio grosso. O fio +12V usa um fio 16 AWG no mesmo esquema. Nos demais cabos o mesmo processo é usado, porém com fios 16 AWG sendo usados na conexão com a placa de circuito impresso. Os fios do cabo SATA, porém, são mais finos do que o recomendado (20 AWG).
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas