Introdução
A fonte de alimentação StealthXStream 600 W da OCZ tem uma ventoinha de 120 mm, é compatível com o padrão EPS12V, tem dois conectores de alimentação para placas de vídeo voltada a sistemas SLI ou CrossFire, sem falar que seu preço é extremamente atrativo, custando nos EUA menos de US$ 90. A StealthXStream é uma boa fonte? Será que ela pode realmente fornecer sua potência rotulada? Vamos dar uma nova olhada nesta fonte, já que atualizamos este artigo para incluir os resultados dos testes de carga.
Figura 1: OCZ StealthXStream 600 W.
Nós gostamos do conceito desta fonte de alimentação: ela tem as mesmas características encontradas em fontes de alimentação topo de linha – ventoinha de 120 mm, PFC ativo e alta eficiência (80% em 120 V e 83% em 230 V) – exceto o sistema de cabeamento modular, com um preço relativamente baixo. Claro que veremos se o que há dentro desta fonte está de acordo com nossas expectativas.
Eficiência significa menor perda de energia elétrica – uma eficiência de 80% significa que 80% da potência extraída da rede elétrica é convertida em potência nas saídas da fonte de alimentação e apenas 20% é desperdiçada, ou melhor, transformada em outro tipo de energia, como calor. Isto é traduzido em menor consumo da rede elétrica (já que menos potência é consumida de modo a gerar a mesma quantidade de potência em suas saídas), o que significa uma conta de luz mais baixa – só para você ter uma ideia, fontes de alimentação convencionais possuem uma eficiência inferior a 70%.
O PFC ativo (Fator de Correção de Potência), por outro lado, oferece uma melhor utilização da rede elétrica e permite que esta fonte de alimentação esteja de acordo com leis européias, o que permite a OCZ vendê-la neste continente (você pode ler mais sobre PFC em nosso tutorial Fontes de Alimentação). Na Figura 1 você pode ver que esta fonte de alimentação não tem uma chave 110V/220V, característica esta presente em fontes de alimentação com PFC ativo. Na verdade, um truque para verificar se uma fonte de alimentação tem ou não PFC ativo é verificar a existência ou não desta chave.
Esta fonte de alimentação utiliza uma excelente solução de refrigeração. Em vez de ter uma ventoinha na sua parte traseira, sua ventoinha está localizada na parte de baixo da fonte, como você pode ver na Figura 1 (a fonte de alimentação está de cabeça para baixo). Uma grade foi colocada no lugar da ventoinha traseira, como você pode ver. Como a ventoinha usada é maior do que as ventoinhas normalmente usadas nas fontes de alimentação esta fonte não é apenas mais silenciosa do que as fontes tradicionais, mas também oferece um melhor fluxo de ar.
Esta fonte tem cinco cabos de alimentação para periféricos: dois cabos de alimentação auxiliar PCI Express; um cabo de alimentação para periféricos contendo dois conectores padrão e um conector de alimentação para unidade de disquete; um cabo de alimentação para periféricos contendo três conectores padrão; e um cabo de alimentação Serial ATA contendo três conectores de alimentação SATA.
Aqui foi onde a OCZ economizou algum dinheiro: outras fontes de alimentação topo de linha de 600 W têm pelo menos um cabo de alimentação com três conectores SATA a mais. Portanto se você tiver mais do que três dispositivos SATA (discos rígidos ou unidades ópticas) você precisará usar um adaptador para converter os plugues de alimentação para periféricos em plugues de alimentação SATA.
No que diz respeito à estética, a OCZ usou acabamento de nylon em todos os cabos e este acabamento parte de dentro da fonte.
Esta fonte de alimentação tem dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V. O conector de alimentação principal pode ser usado tanto em placas-mães com conector de 20 pinos quanto de 24 pinos.
Figura 2: Conectores de alimentação da placa-mãe e da placa de vídeo.
A bitola de todos os fios usados nesta fonte de alimentação é 18 AWG, o que é bom para a categoria desta fonte, e a bitola dos fios de +12V (amarelos) usados nos conectores da placa-mãe é 16 AWG (isto é, mais grosso), o que é excelente. Fontes de alimentação baratas usam fios com bitolas 20 AWG ou até mesmo 22 AWG, que são mais bem mais finos.
Apesar de a OCZ ter pago para ter o seu próprio número UL, esta fonte de alimentação é na realidade fabricada pela FSP. O nome FSP estava gravado na placa de circuito impresso da fonte.
Figura 3: Esta fonte de alimentação é fabricada pela FSP.
Mas... Espera um minuto! Esta placa de circuito impresso (número de série 3BS0110312GP) é exatamente a mesma usada pela GameXstream da OCZ e pela ZM600-HP da Zalman! Serão que eles são os mesmos produtos mas com nomes diferentes? Vamos desmontar esta fonte para verificarmos isso.
Respostas recomendadas