Introdução
A ST-550P-AM é uma fonte de alimentação de 550 W da Seventeam extremamente popular no Brasil que permite a você controlar a velocidade de rotação da ventoinha e até mesmo desligá-la, recurso chamado “ASM” pelo fabricante. Nós já testamos outro modelo da Seventeam chamado ST-550P-AG – que obteve um bom desempenho para um modelo simples de fonte de alimentação – e nós estávamos curiosos para ver se a ST-550P-AM e a ST-550P-AG são o mesmo produto (já que eles têm nomes bem parecidos) com apenas a adição de um controlador para ventoinha na ST-550P-AM ou se eles são produtos completamente diferentes. Vejamos.
Um detalhe engraçado é que na etiqueta, escrita em inglês de chinês, diz “Breakage Invalid” (“Inválida Quebradura”) em vez de “Warranty Void if Broken” (“Garantia inválida se rompido”), um erro reincidente em produtos da Seventeam.
Figura 1: Fonte de alimentação Seventeam ST-550P-AM.
Figura 2: Fonte de alimentação Seventeam ST-550P-AM.
Assim como a ST-550P-AG, a ST-550P-AM tem PFC ativo e uma ventoinha de 120 mm na parte inferior, e mede apenas 14 cm de profundidade. Com o botão localizado na parte traseira da fonte você pode controlar a velocidade de rotação da ventoinha. Ao pressioná-lo você desliga completamente a ventoinha e passa a ter uma fonte totalmente silenciosa. A fonte tem ainda um sensor de temperatura instalado no dissipador de calor do secundário que ao detectar um aumento drástico na temperatura faz com que a ventoinha comece a girar mesmo que você a tenha desligado.
O cabo principal da placa-mãe usa um conector de 20/24 pinos e a fonte vem com conectores EPS12V e ATX12V, compartilhando, entretanto, o mesmo cabo.
A Seventeam ST-550P-AM vem com cinco cabos de alimentação para periféricos: um com um conector de alimentação auxiliar de 6 pinos para placas de vídeo (a ST-550P-AG tem dois conectores; as novas remessas da ST-550P-AM estão vindo com dois cabos com conectores de 6/8 pinos), um (dois nas novas remessas) com dois conectores de alimentação SATA, dois com dois conectores de alimentação para periféricos e um com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para a unidade de disquete.
Apesar de todos os fios serem 18 AWG – que é a bitola correta para um produto de 550 W – existem dois problemas aqui. O primeiro é a presença de apenas dois conectores de alimentação SATA (este problema foi corrigido nas novas remessas desta fonte, que estão vindo com dois cabos com um total de quatro plugues). Como atualmente você terá pelo menos dois dispositivos SATA – o disco rígido e a unidade óptica – você terá problema ao instalar um segundo disco rígido (você precisará de um adaptador). Sem contar que com uma distância de apenas 15 cm entre os conectores, você não conseguirá alimentar uma unidade óptica SATA e um disco rígido SATA ao mesmo tempo usando este cabo. A ST-550P-AG tem este mesmo problema.
O segundo problema é que esta fonte tem apenas um conector de alimentação para placas de vídeo, enquanto que todos os produtos concorrentes têm dois (incluindo a ST-550P-AG). A Seventeam corrigiu esse problema nas novas remessas desta fonte, que estão vindo com dois cabos.
No aspecto estético apenas o cabo principal da placa-mãe usa acabamento de nylon, que parte de dentro da carcaça da fonte.
A distância entre a carcaça da fonte e o primeiro conector em cada cabo é de 45 cm, e a distância entre cada conector nos cabos que tem mais de um plugue é de 15 cm.
Figura 3: Cabos.
A Seventeam é uma das poucas empresas que realmente fabricam fontes no mercado. São eles que fabricam as fontes da XG/MGE e alguns modelos da Cooler Master.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas