Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação SilverStone Decathlon 700 W


     42.231 visualizações    Energia    7 comentários
Teste da Fonte de Alimentação SilverStone Decathlon 700 W
Produto Recomendado

Análise do Secundário

Como você já sabe, a SilverStone Decathlon 700 W tem dois transformadores. O primeiro (T1) e parte do segundo (T2) são usados para produzir a saída de +12 V através do uso de dois retificadores Schottky. A saída de +5 V é produzida pelo segundo transformador através do uso de um retificador, enquanto que a saída de +3,3 V é produzida por uma saída do transformador T1 e uma saída do transformador T2 conectada em paralelo e usando um retificador. Portanto basicamente os dois transformadores são usados apenas para substituir um transformador maior, não trazendo nenhum outro benefício além deste.

A saída de +12 V é produzida por dois retificadores Schottky 63CPQ100, cada um capaz de suportar até 60 A a 153° C (30 A por diodo interno). A corrente máxima teórica que a linha de +12 V pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 – D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo responsável pela retificação (neste caso, formado por dois diodos de 30 A em paralelo). Apenas como um exercício teórico podemos assumir um ciclo de carga de 30%. Isto nos daria uma corrente máxima teórica de 86 A ou 1.029 W para a saída de +12 V. A corrente máxima que esta linha pode realmente fornecer depende dos demais componentes usados, em particular da bobina.

SilverStone Decathlon 700 W
Figura 12: Retificadores de +12 V.

A saída de +5 V é produzida por um retificador Schottky S60SC4M capaz de suportar até 60 A a 126° C (30 A por diodo interno). A corrente máxima teórica que a linha de +5 V pode fornecer é dada pela fórmula I / (1 – D), onde D é o ciclo de trabalho usado e I é a corrente máxima suportada pelo diodo responsável pela retificação (neste caso, formado por um diodos de 30 A). Apenas como um exercício teórico podemos assumir um ciclo de carga de 30%. Isto nos daria uma corrente máxima teórica de 43 A ou 214 W para a saída de +5 V. A corrente máxima que esta linha pode realmente fornecer depende dos demais componentes usados, em particular da bobina.

A saída de +3,3 V é produzida por outro retificador Schottky S60SC4M. Portanto a corrente máxima teórica que a saída de +3,3 V desta fonte é capaz de fornecer é de 43 A ou 141 W, seguindo a mesma matemática acima.

A saída de -12 V é produzida por um circuito integrado regulador de tensão LM7912, que tem um limite de 1,5 A.

No mesmo dissipador você também pode ver o retificador usado para a saída de +5VSB, um SBL1060CT, que é capaz de fornecer até 10 A a 95° C (5 A por diodo interno).

É sempre bom lembrar que o limite real de corrente/potência para cada saída dependerá de outros fatores, em especial da bobina e da largura das trilhas da placa de circuito impresso.

SilverStone Decathlon 700 W
Figura 13: Retificador de +5VSB, retificador de +3,3 V, retificador de +5 V e regulador de tensão de -12 V.

Esta fonte usa o circuito integrado de monitoramento PS232 (veja na Figura 14), mas infelizmente não há informação sobre este dispositivo no site do fabricante. Portanto nós não conseguimos nos certificar das proteções que esta fonte realmente suporta.

SilverStone Decathlon 700 W
Figura 14: Circuito integrado de monitoramento.

As saídas são monitoradas pelo circuito integrado PS232, que além de gerar o sinal "power good" suporta as seguintes proteções: sobrecarga de corrente (OCP), subtensão (UVP) e sobretensão (OVP). Qualquer outra proteção adicional que esta fonte venha a ter tem de ser implementada usando componentes externos a este circuito integrado.

Todos os capacitores eletrolíticos do secundário são taiuaneses da Teapo e rotulados a 105° C, com de costume.

Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

muito bom o teste!!!!

É muito bom ver fontes iguais a essa com boa capacidade e suportar alem do limite. Infelizmente o preço é mais salgado que as demais da mesma potencia e o pior... se vier para o Brasil vai ter um custo muito alto...

Parabens pelo teste!!!!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o teste, gostei muito dessa fonte, capaz de fornecer mais do que está em sua etiqueta, ao contrário de outras por ai.

Pena o preço um tanto salgado, mas é uma boa opção pra quem pode gastar e ter um bom produto.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é uma excelente fonte e parabéns com o teste agora coisas boas no brasil ainda são caras é difícil mas não impossível achar bom e barato!!!!!!

ga g31m-s2l/ pentium dual core e2140/2 gravadores de dvd lg 1 sata e 1 ide+1 de cd/2gb de ram 667 em dual channel/hd 2x250gb samsung+1x1 160gb samsung/6 exaustores e 26º graus o cpu já overclockado/nvidia 8600gt 512mb zoggis/subwoofer 2.1 clone/thermaltake de 600w reais w.o 129ru/genius 5.1/lcd aoc 712sa/placa de captura pixelview/ windows vista ultimate edition muito feliz s.o muito bom tive uns probleminhas mas resolvi

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!