Introdução
A SilverStone Element ST75EF 750 W é simplesmente uma Seventeam ST-750P-AF com uma configuração de cabos e nome diferentes. Como nós já testamos a ST-750P-AF, poderemos dizer se essas duas fontes são idênticas ou se existem pequenas diferenças entre elas.
É importante saber que os modelos da série SilverStone Element podem ser fabricados por duas empresas distintas: modelos com até 600 W são fabricados pela Enhance Electronics, enquanto que modelos começando em 650 W são fabricados pela Seventeam. Além da Enhance e da Seventeam, as fontes da série Decathlon são fabricadas pela Impervio e as fontes da série Strider são fabricadas pela FSP. Ufa!
Figura 1: Fonte de alimentação SilverStone Element ST75EF.
Figura 2: Fonte de alimentação SilverStone Element ST75EF.
A SilverStone Element ST75EF é uma fonte de alimentação de 750 W pequena, medindo 16,5 cm de profundidade. Ela possui uma ventoinha de 135 mm (que na verdade mede 130 mm) em sua parte inferior e circuito PFC ativo, é claro.
Todos os cabos são protegidos por um acabamento de nylon, que não parte de dentro da carcaça da fonte, como você pode ver na Figura 2. Aqui nós vimos uma pequena diferença entre a ST75EF e a Seventeam ST-750P-AF: na ST-750P-AF apenas o cabo principal da placa-mãe tem esta proteção de nylon.
Os cabos são longos, medindo 53 cm entre a carcaça e o primeiro conector no cabo, e 25 cm entre os conectores nos cabos SATA e para periféricos – que é muito, normalmente as fontes de alimentação têm apenas 15 cm entre os conectores – e 15 cm entre os conectores dos cabos da placa de vídeo. Aqui nós vimos outra pequena diferença entre a ST75EF e a Seventeam ST-750P-AF: na fonte testada os cabos são mais curtos (3 cm) da carcaça da fonte até o primeiro conector no cabo e também entre os conectores SATA, e os conectores de alimentação para periféricos são mais longos (25 cm vs. 15 cm).
Todos os cabos são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada.
Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos.
- Um cabo com dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V.
- Dois cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo com um conector de seis pinos cada.
- Um cabo de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de seis/oito pinos.
- Dois cabos de alimentação SATA com três conectores cada.
- Dois cabos de alimentação para periféricos com três plugues cada e um conector de alimentação para a unidade de disquete em um deles.
Provavelmente a principal diferença entre a SilverStone ST75EF e a Seventeam ST-750P-AF está aqui. Na Seventeam ST-750P-AF o conector principal da placa-mãe não oferece opção para 20 pinos, ela vem com um cabo com um conector EPS12V e um conector ATX12V (em vez de dois conectores ATX12V que juntos formam um conector EPS12V) e apenas dois conectores de seis/oito pinos para placas de vídeo (em cabos separados).
A SilverStone ST75EF tem cinco conectores de alimentação para placas de vídeo permitindo a você instalar até duas placas de vídeo topo de linha configuradas no modo SLI ou CrossFire, já que cada placa desta classe usa dois conectores de alimentação. Desta forma não há suporte direto para o modo SLI de três vias. Dois cabos têm dois conectores, que não é a melhor configuração possível: é sempre melhor ver os cabos da placa de vídeo usando cabos individuais.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas