Introdução
Testamos hoje uma fonte que é bastante popular no Brasil, a Jewel 400 W (TRD-ATX-400WT-BR5). Nós já testamos o modelo de 350 W desta mesma série, que explodiu ao puxarmos cerca de 219 W dela. Será que o mesmo ocorrerá com o modelo de 400 W?
A Spire volta seus produtos basicamente para o mercado Europeu, onde a rede elétrica é de 230 V e é necessário que a fonte tenha circuito PFC. O modelo de 350 W vendido no Brasil (SP-ATX-350WT-PFC) é o mesmo vendido na Europa, com circuito PFC passivo e funcionando somente a 230 V, e o importador teve de instalar uma chave 115 V/230 V para vendê-la por aqui, conforme explicamos no teste desta fonte.
Já o modelo de 400 W foi montado para a venda exclusiva no Brasil, o que pode ser inferido pela presença do código do Brasil (BR) no número de modelo. O que muda em relação ao modelo europeu é a presença de uma chave 115 V/230 V de fábrica (e não uma adaptação), a remoção do circuito PFC passivo e menos componentes no circuito de filtragem de transientes, como falaremos em momento mais oportuno. Isso ajudou a reduzir o custo deste modelo e explica porque o modelo de 400 W pode ser encontrado por um preço mais em conta do que o modelo de 350 W em algumas lojas.
Neste teste veremos quais são as demais diferenças entre os modelos de 350 W e 400 W.
As fontes de alimentação da série Jewel da Spire são fabricadas por uma obscura empresa chinesa chamada Yi Xin Electronics.
Figura 1: Fonte de alimentação Spire Jewel 400 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Spire Jewel 400 W.
A Spire Jewel 400 W é uma fonte pequena, com 14 cm de profundidade, possuindo uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior. Como explicado, ela não possui circuito PFC, ao contrário do modelo de 350 W, que vem com circuito PFC passivo.
Nenhum sistema de cabeamento modular é usado e apenas o cabo principal da placa-mãe vem com uma proteção de nylon, que parte de dentro da fonte. Todos os fios são 20 AWG, isto é, são mais finos do que o mínimo recomendado, que é 18 AWG. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos.
- Um cabo com um conector ATX12V.
- Um cabo com um conector de alimentação SATA.
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos.
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidades de disquete.
- Adaptador para converter um conector de alimentação para periférico em um conector de alimentação SATA.
Esta é exatamente a mesma configuração do modelo de 350 W e o número de cabos é simplesmente insuficiente para uma configuração moderna, não só porque não há um conector para alimentar placas de vídeo, como há apenas um conector de alimentação SATA (ou dois, se você usar o adaptador incluso).
Os cabos ainda por cima são curtos, com apenas 34 ou 35 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector do cabo. Cabos com mais de um conector possuem 15 cm de distância entre os conectores.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas