Conclusões
É inacreditável como ainda existem fabricantes que vendem fontes de alimentação incapazes de fornecer suas potências rotuladas até mesmo nos EUA. E o que é pior, mentir descaradamente sobre as características da fonte. Vamos analisar os recursos listados pelo fabricante na caixa do produto (ver Figura 1):
- “Garantia de fornecer a potência rotulada a 50° C”. Mentira. Nós só conseguimos extrair 310 W desta fonte de alimentação.
- “Eficiência acima de 80% em 20%, 50% e 100% da carga”. Outra mentira. A eficiência ficou entre 74,6% e 77,6% durante nossos testes. Sem falar que esta fonte não é capaz de fornecer 100% da carga rotulada.
- “Suporte para os padrões ATX12V v2.2 e EPS12V 2.91”. Outra mentira. Esta fonte não pode ser compatível com o padrão EPS12V, já que ela não tem um conector EPS12V.
- “Barramento +5Vsb com 3 A”. Não testamos isto, já que extraímos 1 A da saída +5VSB durante nossos testes.
- “Circuito com de seleção automática de tensão permitindo qualquer tensão CA entre 90 e 264 V”. Outra mentira. A fonte não tem este recurso.
- “Proteções contra Sobretensão (OVP), subtensão (UVP), sobrecarga de corrente (OCP), sobrecarga de potência (OPP) e curto-circuito (SCP)”. Mentira. Esta fonte não tem proteção contra sobrecarga de corrente (OCP) e sobrecarga de potência (OPP).
Bem, pelo menos quando comparamos a fonte testada com outros produtos de baixíssimo custo, os níveis de oscilação e ruído ficaram o tempo inteiro dentro da faixa permitida, e a regulação da tensão ficou apenas fora da especificação durante o nosso último teste, quando a fonte estava fornecendo 310 W.
Respostas recomendadas