Análise do Primário
Vamos agora dar uma olhada em profundidade no primário da TiVECO TVPS450. Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos a leitura do nosso tutorial “Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas”.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação KBL406G em seu primário, que não está instalada em um dissipador de calor. Esta ponte suporta até 4 A a 50° C, o que significa que em teoria você seria capaz de extrair até 460 W desta fonte em uma rede elétrica de 115 V; assumindo uma eficiência de 80%, a ponte permitiria que a fonte fornecesse até 368 W sem que ela queimasse. Claro que estamos falando apenas deste componente e o limite real dependerá de outros componentes da fonte de alimentação. Aqui nós já vimos claramente que esta fonte não tem como ser de 450 W.
Figura 10: Ponte de retificação
Esta fonte não tem circuito PFC ativo. Os capacitores eletrolíticos do circuito dobrador de tensão são de uma empresa chamada Jay’Long e estão rotulados a 105° C.
Na seção de chaveamento, um transistor de potência MOSFET 2SK3797 foi usado na configuração de chaveamento direto com um transistor. Este transistor suporta até 13 A a 25° C ou 52 A a 25° C no modo pulsante. Infelizmente o fabricante não informa o limite de corrente a 100° C. Este transistor possui uma resistência máxima de 320 mΩ quando está ligado, característica chamada RDS(on). Quanto menor esta resistência melhor, pois menos os transistores consumirão, significando maior eficiência.
Figura 11: O transistor chaveador principal e o transistor chaveador de +5VSB
O primário é gerenciado por um controlador PWM UC3842.
Figura 12: Controlador PWM
Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas