Introdução
A Zalman ZM600-HP é uma fonte de alimentação de 600 W que tem uma ventoinha grande de 120 mm, um dissipador de calor com heat-pipe e sistema de cabeamento modular. Esta fonte é internamente idêntica à OCZ GameXstream 700 W (a única diferença entre as duas é o uso de um dissipador de calor com um heat-pipe e um sistema de cabeamento modular no modelo da Zalman), o que nos deixou muito curiosos para ver se a ZM600-HP não seria, na verdade, um modelo de 700 W. Vamos dar uma olhada a fundo nesta fonte de alimentação e ver se ela realmente pode fornecer 600 W ou até mesmo 700 W.
Figura 1: Zalman ZM600-HP.
A ZM600-HP tem alta eficiência e PFC ativo. De acordo com a Zalman esta fonte de alimentação tem uma eficiência de até 84% em 230 V, que significa menor perda de energia elétrica – uma eficiência de 80% significa que 80% da potência extraída da rede elétrica é convertida em potência nas saídas da fonte de alimentação e apenas 20% é desperdiçada, ou melhor, transformada em outro tipo de energia, como calor. Isto é traduzido em menor consumo da rede elétrica (já que menos potência é consumida de modo a gerar a mesma quantidade de potência em suas saídas), o que significa uma conta de luz mais baixa. Claro que testaremos para ver qual é a eficiência desta fonte em vários padrões de cargas.
O PFC ativo (Fator de Correção de Potência), por outro lado, oferece uma melhor utilização da rede elétrica e permite que esta fonte de alimentação esteja de acordo com leis européias, o que permite a Zalman vendê-la neste continente (você pode ler mais sobre PFC em nosso tutorial Fontes de Alimentação). Na Figura 1 você pode ver que esta fonte de alimentação não tem uma chave 110V/220V, característica esta presente em fontes de alimentação com PFC ativo. Na verdade, um truque para verificar se uma fonte de alimentação tem ou não PFC ativo é verificar a existência ou não desta chave.
A Zalman fez um excelente trabalho em sua caixa, que foi o de explicar que difere internamente esta fonte de alimentação de outros modelos topo de linha, como o uso de duas pontes de retificação, o uso de três transistores em seu circuito PFC ativo, o uso de quatro retificadores na saída de +12V e o uso de um dissipador de calor com heat-pipe para refrigerar os retificadores do secundário. Tudo isto é verdade, como veremos ao longo deste artigo.
Esta fonte de alimentação utiliza uma excelente solução de refrigeração. Em vez de ter uma ventoinha na sua parte traseira, sua ventoinha está localizada na parte de baixo da fonte, como você pode ver na Figura 1 (a fonte de alimentação está de cabeça para baixo). Uma grade foi colocada no lugar da ventoinha traseira, como você pode ver. Como a ventoinha usada é maior do que as ventoinhas normalmente usadas nas fontes de alimentação esta fonte não é apenas mais silenciosa do que as fontes tradicionais, mas também oferece um melhor fluxo de ar.
Na Figura 2 você pode ver o sistema de cabeamento modular desta fonte de alimentação, usado pelos cabos para periféricos. O sistema de cabeamento modular é excelente para ajudar na organização dos cabos e para melhorar o fluxo de ar dentro do micro, já que você precisa conectar apenas os cabos que realmente irá usar. Dessa forma, cabos não utilizados não ficaram dentro do micro obstruindo a passagem do ar. Nesta figura você pode ver que a proteção plástica usada pelos cabos de alimentação principais da placa-mãe vem de dentro da fonte. Em nossa opinião todos os fabricantes deveriam fazer isto. Nas Figuras 3 e 4 você pode ver os cabos para periféricos que acompanham esta fonte de alimentação.
Figura 2: Sistema de cabeamento modular.
Figura 3: Cabos para periféricos.
Figura 4: Cabos para periféricos.
Como você pode ver, os cabos utilizam uma proteção plástica que além de proteger os fios ajuda a melhorar o fluxo de ar dentro do micro. Todos os cabos para periféricos vêm com um prendedor em Velcro, o que é excelente para organizar os cabos dentro do micro.
Esta fonte vem com seis cabos de alimentação para periféricos: um cabo de alimentação auxiliar PCI Express de 6/8 pinos; dois cabos de alimentação para periféricos contendo dois conectores padrão e um conector de alimentação para unidade de disquete cada, um cabo de alimentação para periféricos contendo três conectores padrão, dois cabos de alimentação Serial ATA contendo três conectores cada e um adaptador “Y” para conectar ventoinhas em qualquer cabo de alimentação para periféricos.
Este adaptador de alimentação para ventoinha é realmente interessante pois oferece dois conectores: um ligado na tensão de +12 V (alta velocidade) e outro ligado na tensão de +5V (baixa velocidade). Dessa forma você pode facilmente mudar a velocidade de rotação da sua ventoinha auxiliar.
Respostas recomendadas