Introdução
A ASRock Fatal1ty H97 Killer é uma placa-mãe intermediária soquete LGA1150 baseada no novo chipset Intel H97 e que oferece suporte aos processadores Core i de quarta geração e aos futuros Core i de quinta geração. Ela traz interfaces de rede e de áudio topo de linha, seis portas SATA-600 (permitindo uma conexão SATA Express) e seis portas USB 3.0. Vamos dar uma boa olhada nela.
O “novo” chipset Intel H97 é um H87 remarcado por razões mercadológicas. Eles são idênticos e, assim, têm exatamente as mesmas especificações. Assim como na série anterior (série 8), o H97 é semelhante ao chipset topo de linha para esta plataforma, o Z97, tendo como principal diferença a ausência de recursos de overclock. Ele tem as mesmas características no que diz respeito ao número de portas SATA-600 e USB 3.0 (seis de cada). Outra diferença é que o H97 não permite que a largura de banda do slot PCI Express 3.0 x16 seja compartilhada com um segundo slot. Assim, em um sistema sem overclock e com apenas uma placa de vídeo, o H97 e o Z97 oferecerão os mesmos recursos na prática.
Assim como o Z97, o H97 oferece suporte às tecnologias Smart Response (que permite utilizar um SSD como cache para o disco rígido principal), Smart Connect (que permite que o computador receba e-mails e atualize páginas mesmo em modo de suspensão) e Rapid Start (inicialização mais rápida).
Algumas placas-mãe baseadas nesse chipset oferecem suporte aos novos conectores SATA Express e M.2 (sucessor do mSATA), mas essas são características mecânicas oferecidas pelas placas-mãe, não pelo chipset.
Você confere a placa-mãe ASRock Fatal1ty H97 Killer na Figura 1. Ela usa o padrão ATX, medindo 305 x 218 mm.
Figura 1: placa-mãe ASRock Fatal1ty H97 Killer
Respostas recomendadas
Não há comentários para mostrar.