Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock Fatal1ty X99M Killer


     22.261 visualizações    Placas-mãe    0 comentários
Placa-mãe ASRock Fatal1ty X99M Killer

Periféricos on-board

O chipset Intel X99 é uma solução de apenas um chip, também conhecido como PCH (Platform Controller Hub). Ele suporta dez portas SATA-600 (não há portas SATA-300) com suporte RAID (0, 1, 10 e 5).

A ASRock Fatal1ty X99M Killer oferece estas dez portas SATA-600 (uma delas compartilhada com um conector eSATA no painel traseiro, e outra compartilhada com o slot M.2). Todas as portas SATA-600 ficam localizadas na beirada da placa e rotacionadas em 90 graus, de forma que placas de vídeo não as bloqueiem.

ASRock Fatal1ty X99M Killer
Figura 4: portas SATA-600

O chipset Intel X99 suporta oito portas USB 2.0 e seis portas USB 3.0. A ASRock Fatal1ty X99M Killer oferece oito portas USB 2.0, quatro soldadas no painel traseiro e quatro disponíveis em dois conectores na placa-mãe. Ela também oferece seis portas USB 3.0, quatro soldadas no painel traseiro e duas disponiveis através de um conectore na placa-mãe, todas controladas pelo chipset.

Uma das portas USB 2.0 é uma porta “Fatal1ty”, que permite configurar manualmente a taxa de varredura entre 125 Hz e 1 kHz.

A ASRock Fatal1ty X99M Killer não suporta portas FireWire nem Thunderbolt.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nessa placa-mãe, o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC1150, que é um excelente codec de áudio, oferecendo uma relação sinal/ruído de 115 dB para as saídas analógicas, 104 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 kHz para as entradas e saídas, com resolução de 24 bits. Essas especificações são ótimas até mesmo para o usuário que pretende trabalhar profissionalmente capturando e editando áudio analógico.

As saídas de áudio analógico são independentes e a placa-mãe também vem com uma saída SPDIF óptica on-board. Ela também apresenta um conector de dois pinos rotulado “SPDIF_OUT”, onde você pode instalar uma saída SPDIF coaxial ou conectar um cabo para placas de vídeo mais antigas que necessitam de uma conexão física para ter uma saída de áudio em seus conectores HDMI.

Os conectores de áudio analógico são independentes caso você utilize um sistema de alto-falantes analógicos 5.1. Se você instalar um sistema analógico de alto-falantes 7.1, deverá utilizar o conector de entrada de linha.

A placa-mãe analisada tem duas portas Gigabit Ethernet, uma controlada por um chip Intel i218V e a outra controlada por um chip Atheros Killer E2200.

Tanto o codec de áudio quanto o chip Killer E2200 são protegidos contra interferência por meio de blindagens metálicas, mostradas na Figura 5.

ASRock Fatal1ty X99M Killer
Figura 5: chips blindados

A placa-mãe vem com um botão chamado “BIOS Flashback” no painel traseiro, que permite que o usuário atualize a BIOS mesmo sem processador e memória instalados. Apenas insira um pendrive contendo o arquivo de BIOS em uma porta USB, pressione o botão por três segundos, e a BIOS será atualizada.

Na Figura 6 podemos ver o painel traseiro da placa-mãe, com um conector PS/2 compartilhado para mouse e teclado, quatro portas USB 2.0, botão “Clear CMOS”, porta eSATA-600, quatro portas USB 3.0, duas portas Gigabit Ethernet, uma saída SPDIF óptica e os conectores de áudio analógico.

ASRock Fatal1ty X99M Killer
Figura 6: painel traseiro da placa-mãe


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!