Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe ASRock Fatal1ty Z68 Professional Gen3


     42.020 visualizações    Placas-mãe    5 comentários
Placa-mãe ASRock Fatal1ty Z68 Professional Gen3

Periféricos On-Board

O chipset Intel Z68 é uma solução de apenas um chip e também é conhecido como PCH (Platform Controller Hub ou Hub Controlador de Plataforma). Este chip suporta duas portas SATA-600 e quatro portas SATA-300, suportando RAID (0, 1, 5 e 10). O fabricante incluiu quatro portas SATA-600 adicionais, controladas por um chip ASMedia ASM1061. Há algumas limitações aqui. O chip ASMedia ASM1061 oferece apenas duas portas SATA-600, e há apenas um chip, mas quatro portas. O manual e a página do produto não explicam como isto é possível. Como as portas SATA controladas pelo chipset suportam RAID, mas as portas SATA-600 extras não, em nossa opinião o fabricante deveria ter usada uma cor diferente nas portas SATA-600 controladas pelo chipset (que são as portas SATA3_0 e SATA3_1). Além disso, a porta SATA3_A4 é compartilhada com a porta eSATA-600, e por isso elas não podem ser usadas ao mesmo tempo. As portas SATA estão localizadas na borda da placa-mãe, rotacionadas 90°, o que significa que as placas de vídeo não as bloquearão.

ASRock Fatal1ty Z68 Professional Gen3
Figura 6: Portas SATA-300 (conectores pretos) e SATA-600 (conectores vermelhos)

Por incrível que pareça esta placa-mãe traz um controlador para unidade de disquete, que está localizado próximo ao terceiro slot PCI Express x16, e um porta ATA-133, que está localizada ao lado do conector principal da fonte de alimentação. Esta porta ATA-133 é controlada por um chip VIA VT6330, que também é um controlador FireWire (IEEE1394).

Esta placa-mãe tem oito portas USB 2.0, quatro soldadas no painel traseiro e quatro disponíveis através de dois conectores localizados na placa-mãe. Ela também tem seis portas USB 3.0, quatro disponíveis no painel traseiro da placa-mãe e duas disponíveis através de um conector na placa-mãe, controladas por três chips ASMedia ASM1042. A placa vem com um adaptador para você instalar essas duas portas em uma baia de 3,5” do gabinete.

Uma das portas USB 2.0 do painel traseiro da placa-mãe é uma porta especial para mouse, onde você pode ajustar manualmente a taxa de varredura (quantidade de vezes por segundo em que a porta lê o valor do mouse) de 125 Hz a 1 kHz.

Esta placa-mãe tem duas portas FireWire, uma disponível no painel traseiro e outra disponível através de um conector na placa-mãe. Essas portas são controladas pelo chip VIA VT6630.

Esta placa-mãe suporta áudio no formato 7.1+2, ou seja, oito canais além de dois canais independentes para streaming de áudio. Nesta placa-mãe o áudio é gerado pelo chipset usando um codec Realtek ALC892. Este componente apresenta relação sinal/ruído de 97 dB para as saídas analógicas, 90 dB para as entradas analógicas e taxa de amostragem de até 192 KHz para as entradas e saídas. Essas especificações são boas para um usuário comum, mas se você pretende trabalhar profissionalmente com edição de áudio, deve procurar por uma placa-mãe que ofereça relação sinal/ruído de pelo menos 97 dB para a entrada analógica. Em nossa opinião esta é uma das principais desvantagens desta placa-mãe: ela foi desenvolvida para ser um produto topo de linha, mas utiliza um codec de áudio intermediário.

A Fatal1ty Z68 Professional Gen3 vem com uma saída SPDIF óptica integrada e você pode incluir um conector SPDIF coaxial instalando um adaptador no conector “HDMI_SPDIF1”. Este conector pode ser usado para enviar o áudio digital para placas de vídeo avulsas para ter áudio digital na saída HDMI da placa (algumas placas de vídeo não requerem esta conexão).

A placa-mãe vem com saídas de áudio analógico independentes 5.1, o que significa que se você instalar um conjunto de caixas analógicas 7.1 você precisará usar os conectores “line in” ou “mic in”.

Esta placa-mãe tem duas portas Gigabit Ethernet controladas por dois chips Realtek RTL8111E, suportando o recurso de agrupamento (“teaming”), que dobra a taxa de transferência da rede caso você use um switch compatível.

Na Figura 7 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector PS/2 para teclado, quatro portas USB 2.0, conector VGA, dois conectores HDMI, botão para limpar o conteúdo da memória CMOS, duas portas Gigabit Ethernet, quatro portas USB 3.0 (conectores azuis), uma porta FireWire (IEEE1394), uma porta eSATA-600, saída SPDIF óptica e saídas de áudio analógico compartilhadas 7.1.

ASRock Fatal1ty Z68 Professional Gen3
Figura 7: Painel traseiro da placa-mãe


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

AsRock parece estar investindo pesado na qualidade de suas placas mãe, antigamente era uma segunda linha da Asus, se duvidar mais um pouco e vão estar batendo de frente...O bacana é que tem colocado vários recursos em suas placas, a um preço mais atraente que outras top...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma placa-mãe bacana para um futuro que não está longe...contudo como foi observado no próprio teste, ela poderia ter algumas opções melhores, principalmente ao se levar em consideração o seu público alvo, que são os gamers...mas não só os gamers, é lógico.

A ASRock está saindo na frente com os seus slots PCI Express 3.0 e isso por si já é uma grande novidade, embora para se usar essa tecnologia, no momento haja limitações, contudo...

Das ASRock que foram lançadas, na minha opinião, a mais interessante continua sendo a Z68 Extreme7 Gen3, embora nem posso fazer ideia de quanto ela custará, sendo que ela é bem superior a "Fatal1ty".

No momento, comprar uma placa-mãe dessa, sem esperar as que serão lançadas por outras marcas é ser precipitado. A comparação é necessária.

:cool: Mais uma maneira placa-mãe conhecida de perto. Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao CdH.

Bacana a apresentação do modelo, estava paquerando ele desde o site da AS Rock. Achei o modelo bem atraente. Não sei se caberá no meu bolso.

Gostei da solução dos furos para o soquete 775, tenho um velho Zalman soq. 775 que encaixaria como uma luva naquela furação....srsrsrsrs

De qualquer forma, parabéns à AS Rock pela linha de produtos, desde o chipset anterior vem mostrando produtos bons e com preços competitivos.

Tive uma Abit Fatal1ty e foi uma grande companheira por quase 4 anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveria vir com pelo menos 4 conectores auxiliares para ventoinhas, a minha guerreira placa mãe gigabyte soquete 775 veio com 4 conectores. Outra coisa que a AS ROCK peco, já que ela possui um regulador de tensão decente de 12 fazes , deveria vir com mais opções para overclok.

Tirando esse erros, gostei muito da placa, tem um visual bacana, dever chegar aqui no Brasil custando muito caro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!