Introdução
Há dois meses passamos a reservar uma verba mensal exclusivamente para a compra de placas-mães que são extremamente populares no Brasil mas que os fabricantes não enviam uma amostra para testarmos. Dentro desse orçamento, nós basicamente compramos placas da ASUS e da sua subsidiária AsRock. Nós já testamos três modelos sem vídeo on-board deste fabricante (AsRock K7S8X R3, ASUS A7N8X-E De Luxe e ASUS A7N8X-X) e chegou a hora de testarmos modelos com vídeo on-board, já que placas-mães com vídeo on-board vendem que nem água no Brasil.
A A7V8X-MX SE é a segunda placa-mãe da ASUS com vídeo on-board que testamos aqui no Clube do Hardware (a primeira foi a P4R800, para a plataforma soquete 478). Ela usa o soquete 462 e é, portanto, voltada para os processadores Athlon, Athlon XP e Duron, baseada no chipset VIA KM400, que suporta o barramento de 166 MHz (333 MHz DDR). Em nossos testes veremos não só qual é o desempenho desta placa-mãe, mas também como é o seu desempenho comparado ao de outras placas-mães soquete 462 com vídeo on-board, tais como as da PCChips e da AsRock.
Na série A7V8X existem quatro modelos de placas-mães. Elas se dividem em modelos sem vídeo integrado, padrão ATX, chipset VIA KT400 (A7V8X e A7V8X-X) e modelos com vídeo integrado, padrão microATX, chipset VIA KM400 (A7V8X-MX e A7V8X-MX SE). Não existe diferença visível entre o modelo A7V8X-MX e A7V8X-MX SE. De acordo com a ASUS, o modelo SE, que usamos em nossos testes, usa a versão atualizada do circuito ponte norte do chipset VIA KM400. Como o BIOS do modelo com o chipset antigo não funciona no modelo com o chipset revisado, a ASUS resolveu usar as letras "SE" no nome do modelo para diferenciar as duas versão da placa, facilitando na hora do usuário fazer um upgrade de BIOS e não gravar sem querer o BIOS errado.
Figura 1: placa-mãe ASUS A7V8X-MX SE.
Assim como outras placas da série X, o visual é careta, sem o uso de cores extravagantes ou LEDs coloridos. O chipset VIA KM400 é resfriado por um grande dissipador de alumínio passivo (isto é, sem ventoinha). O ajuste da freqüência externa do processador não é feito através do setup e sim por um conjunto de micro-chaves (ver Figura 3), que pode ser configurada em 100, 133 e 166MHz. Apesar de aceitar processadores com freqüência externa de 100 MHz (200 DDR) a placa, não suporta processadores com freqüência interna menor que 1 GHz.
Figura 2: Dissipador passivo do chipset KM400.
Figura 3: Micro-chaves para ajuste da freqüência externa.
A A7V8X-MX SE é baseada no chipset VIA KM400, que usa o motor gráfico UniChrome, da S3, que pode utilizar até 64 MB de memória do sistema para vídeo. Ela tem dois soquetes DDR-DIMM, aceitando até 2 GB de memória DDR333/PC2700. Dispõe ainda de um slot AGP 8X, permitindo que você coloque uma placa de vídeo de verdade, três slots PCI, seis portas USB 2.0 (quatro soldadas sobre a placa e duas extras disponíveis através de cabo adaptador que não acompanha a placa), rede on-board (chip VIA VT6103) e som on-board de seis canais (codec ADI AD1980). Como opcional esta disponível cabo adaptador com uma saída digital coaxial e ótica SPDIF. Possui duas portas IDE ATA-133.
Além dos drivers e utilitários da placa, o CD-ROM que acompanha a A7N8X-MX SE vem ainda com o antivírus Trend Micro PC-cillin 2002.
Respostas recomendadas