

Conclusões
A ASUS ROG STRIX X470-F GAMING é uma placa-mãe topo de linha para processadores Ryzen. Ela traz todos os recursos do novo chipset topo de linha para a plataforma AM4, o X470, como oito portas USB 3.0, portas USB 3.1, seis portas SATA-600, bem como a compatibilidade com SLI com duas e CrossFire com três placas de vídeo.
As principais limitações que existem na placa, como o fato de os slots PCI Express controlados pelo chipset serem padrão 2.0 e não 3.0 são características da plataforma: infelizmente, a AMD manteve a mesma limitação do chipset anterior.
A seção de áudio da placa-mãe é topo de linha, usando um codec de alta qualidade. Outros pontos de destaque são o circuito regulador de tensão, o painel traseiro integrado e a iluminação RGB programável na tampa plástica próxima ao painel traseiro.
Por outro lado, a ausência de um mostrador de código de erro e de botões liga/desliga, reset e clear CMOS na placa-mãe podem fazer falta para entusiastas em overclock.
Um detalhe a se notar é que a ASUS ROG STRIX X470-F GAMING não vem com placa de rede sem fio, ao contrário de outros modelos baseados no mesmo chipset que nós analisamos recentemente, como a Gigabyte X470 AORUS GAMING 7 WIFI e a MSI X470 GAMING M7 AC. Assim, tenha em mente que você precisará utilizar um adaptador Wi-Fi avulso, caso pretenda utilizar este tipo de conectividade. Por outro lado, ela é um pouco mais barata do que esses dois modelos, de forma que uma coisa acaba compensando a outra, e esta ausência transforma-se em vantagem caso você não vá utilizar rede sem fio.
Assim, se você está montando um computador baseado em um processador Ryzen de primeira ou segunda geração, com ou sem vídeo integrado, a ASUS ROG STRIX X470-F GAMING é uma boa escolha.
Respostas recomendadas