Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-Mãe EVGA X58 SLI


     83.861 visualizações    Placas-mãe    15 comentários
Placa-Mãe EVGA X58 SLI

Periféricos On-Board

A EVGA X58 SLI usa o chip ponte sul ICH10R, que suporta seis portas SATA-300 com RAID 0, 1, 10 e 5. Um chip JMicron JMB363 fornece mais duas portas SATA-300 (suportanto RAID 0, 1, 0+1 e JBOD) e uma porta ATA-133. Um chip JMicron JMB362 fornece mais uma porta SATA-300 (próxima ao primeiro slot PCI Express x16) e uma porta eSATA-300. Portanto nós temos um total de nove portas SATA-300 e uma porta eSATA-300. Esta placa-mãe não tem porta para unidades de disquete.

EVGA X58 SLI
Figura 4: Seis das nove portas SATA-300 e uma porta ATA-133.

EVGA X58 SLI
Figura 5: Duas das nove portas SATA-300.

EVGA X58 SLI
Figura 6: Uma porta SATA-300 próxima ao primeiro slot PCI Express x16.

Como você pode ver na Figura 5, esta placa-mãe vem com um display de diagnóstico do POST, que é útil para detectar o que há de errado com o seu micro caso o mesmo não ligue.

Esta placa-mãe tem duas portas Gigabit Ethernet controladas por dois chips Realtek RTL8111C, que são conectados ao micro usando pistas PCI Express e por essa razão são capazes de obter seus desempenhos máximos.

O áudio desta placa-mãe é de 7.1 produzido pelo chip ponte sul com ajuda do codec Realtek ALC889. Este codec oferece excelentes relações sinal/ruído, com 104 dB para suas entradas analógicas e 108 dB para suas saídas analógicas, com 192 kHz de taxa de amostragem tanto nas entradas quanto nas saídas. Em outras palavras, você pode usar o áudio on-board desta placa-mãe para trabalhar profissionalmente editando fontes de áudio analógicas, tais como converter LPs, fitas cassete e fitas VHS para o formato digital.

Esta placa-mãe oferece saídas de áudio analógicas independentes no formato 7.1, o que é excelente. Ela também tem saídas de SPDIF coaxial e óptica on-board.

Esta placa-mãe tem 12 portas USB 2.0, sendo que oito delas estão soldadas no painel traseiro e quatro estão disponíveis através de conectores internos na placa, e esta placa vem com um adaptador externo com quatro portas USB, permitindo a você usar todas as 12 portas. A propósito, o chip ICH10 tem um recurso chamado “USB Port Disable” que permite a você desabilitar portas USB individuais. Este é um recurso muito interessante para ter em micros que são usados por diferentes pessoas para evitar que os usuários instalem dispositivos USB (por exemplo, um disco rígido externo ou uma memória flash USB, que contém vírus e também para evitar que pessoas copiem dados).

Esta placa-mãe tem ainda duas portas FireWire (IEEE1394) controladas por um chip Texas Instruments TSB43AB22A, uma soldada no painel traseiro e outro disponível através de um adaptador externo. Esta placa-mãe vem com um adaptador externo contendo uma porta FireWire (tamanho padrão).

Na Figura 7 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector para teclado PS/2, botão para limpar a memória de configuração CMOS, oito portas USB, saídas SPDIF coaxial e óptica, uma porta FireWire, uma porta eSATA, duas portas Gigabit Ethernet e saídas de áudio analógicas 7.1.

EVGA X58 SLI
Figura 7: Painel traseiro da placa-mãe.

Esta placa-mãe não oferece suporte a mouse PS/2, e por isso você precisará usar um mouse USB. A EVGA X58 SLI tem uma porta serial disponível através do uso de um adaptador externo que vem com o produto. Esta placa não tem porta paralela.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

A minha já está aqui, funcionando muito bem já ha uns 15 dias. Tenho um tópico de testes em construção do meu sistema, que deve ficar pronto até semana que vem, com a chegada do SLI de GTX285.

O "Primeiras impressões" do CdH ficou muito bom, faltou apenas apontar um detalhe no uso das memórias: a placa tem 3 slots de memória DDR3 na cor verde e 3 na cor preta. Se for usar apenas 3 pentes de meória em triple-channel (3gb ou 6gb), a EVGA recomenda a utilização dos slots VERDES inicialmente.

Como a placa também não foi ligada, não tiveram acesso a, na minha modesta opinião, dois dos mais importantes novos recursos, um na BIOS e outro no DVD de drivers e programas.

O primeiro ótimo recurso presente na BIOS é a opção de habilitar ou desabilitar o vdroop (queda de tensão).

Chega de ficar passando grafite em circuito e perdendo a garantia da placa. O que você setar de tensão para a CPU na BIOS com o vdroop desabilitado, é exatamente a mesma tensão que você terá no windows.

Esse recurso, pra quem faz overclock como eu, é fundamental. Tenho visto reclamações em fóruns americanos de usuários de outras placas sem isso, como a Gigabyte X58 Extreme, que devido ao vdroop, os valores finais de overclock do i7 não tem sido nada satisfatórios.

Parece que teve um dedinho do famoso overclocker Peter SHAMINO nessa história.

E o outro ponto a ser destacado é o maravilhoso software E-LEET, desenvolvido em parceria da EVGA com o pessoal da CPUID.

O E-LEET é um CPU-Z com algumas opções a mais, entre elas duas abas com recusros para se fazer overclock através do windows. Num aba, aumenta-se o QPI e o multiplicador da CPU, na outra aba regula-se a tensão. E na nova versão disponível (1.40) tem-se a opção (também presente na bios da placa) de se criar até 8 profiles com parâmentros de overclock (QPI e voltagens).

Daí não precisa ter uma "caderneta" com dados da bios anotados pra se lembrar que valores usou em overclocks bem sucedidos.

Outro ponto que não citei, mas acabei de me lembrar, a ser destacado, é a presença na bios de um recurso chamdo "EXTREME COOLING", onde há duas opções, uma preparação prévia da placa para refrigeração com Phase Changes (até -50°C) e outra para refrigeração a nitrogênio líquido (abaixo de -100°C).

Nem tudo são flores, como eu uso 3 sistemas operacionais diferentes, o XP 32bits, o Vista 64bits e o Seven 64bits, eu instalei o XP num HD Velociraptor de 300gb ligado numa porta SATA controlada pelo ICH10R, o Seven está no outro HD Seagate 500gb 32mb também utilizado pra backup tmbém numa porta SATA do ICH10R e o Vista está em dois HDs Seagate de 250gb em raid 0. Só que o chipset sul ICH10R só dá na BIOS a opção de HDs ligados em raid ou HDs em IDE/ SATA. Para que o raid seja reconhecido em todos os sitemas operacionais, bem como os outros dois HDs, eu precisei instalar o raid nas portas SATA vermelhas controladas pelo JMicron JMB363...e vou falar pra vocês, isso "capou" um bocado o desempenho do raid. Além desse JMicron ser uma tartaruguinha, essa placa tem um probleminha crônico de taxa de transferência de dados em todas as suas controladoras SATA, que esperamos ser solucionados com atualizações de BIOS.

Graças a essa bagunça de controladoras SATA e raid, eu acabei perdendo 4 meses de evolução no Call of Duty 4 (já era Commander 5 stars, voltei pra soldado) porque confiei que os dados do meu raid 0 arquitetados pelo 780i fossem ser lidos pelo ICH10R, e isso não aconteceu.

Em resumo, uma placa sem a perfumaria da Asus Rampage II Extreme e seus US$ 400.00, e claramente voltada ao público que aprecia um bom overclock (como eu).

É isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bela placa... suportando a tecnologia SLI

respondem ai...

1º quando vão lançar placas voltadas para usuários médios, já que o chipset x58 é voltado para o mercado top.

2º a taxa royalties não prejudica a nvidia, aumentando o custo das placas

3º todas as placas x58 suportam Crossfire, até mesmo essas que suportam sli?

valeu ai galera, quem poder me responder fico muito grato!

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bela placa... suportando a tecnologia SLI

respondem ai...

1º quando vão lançar placas voltadas para usuários médios, já que o chipset x58 é voltado para o mercado top.

2º a taxa royalties não prejudica a nvidia, aumentando o custo das placas

3º todas as placas x58 suportam Crossfire, até mesmo essas que suportam sli?

valeu ai galera, quem poder me responder fico muito grato!

valeu

1 - a Intel planeja lançar uma CPU pra esse mercado médio na linha do i7, porém estão falando num soquete novo, de pinagem diferente dos 1366. Se for verdade, devem sair as respectivas placas mães, porém não sei se deva sair algo do tipo X58;

2 - não sei te responder se aumenta o custo das placas, sei que a NVidia deve estar adorando esse royalties, até a Intel Smackover está com planos de aceitar SLI;

3 - sim, todas as placas X58 suportam Crossfire, mesmo as que não tem isso explícito, como essa EVGA X58.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal o sistema de aceitar SLI e Crossfire ao mesmo tempo.

Só tem uma desvantagem: se é necessário pagar royalties para a nVidia e passar por um processo de certificação, é claro que o custo desses procedimentos será repassado para o consumidor, aumentando o valor final da placa-mãe.

Isso deve afastar quem só vai utilizar o Crossfire, por exemplo, que pode optar por outras mobos X58 mais baratas mas que só aceitam, em tese, o Crossfire.

Contudo, aí vai minha dúvida: se não é preciso nem chip ponte da nVidia para habilitar o SLI, sendo que esse sistema de multi-GPUs só necessita de driver, as placas-mãe que, inicialmente, não suportariam o SLI, como a Smackover, poderiam ser "atualizadas" para passar a suportá-lo da mesma forma que essa EVGA? :confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa é muito boa. Mas ainda assim os fabricantes põem alguma limitação né.

Acho que eles poderiam lançar logo um chipset que aceitasse 3 ou mais pistas PCI-E 2.0 16x.

Mas como eles só visam o lucro. Eles pensam vamos esperar... Eles vão comprar mais da gente mesmo. -.-

Artigo muito bom mas queria se possível claro que o CDH ligasse essas placas, pra nós termos mais "primeiras impressões melhores" :).

Obs.: O artigo tem um erro de português na página 2. Deveria está escrito placas-mãe e tá escrito "places-mãe".

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa placa é muito boa. Mas ainda assim os fabricantes põem alguma limitação né.

Acho que eles poderiam lançar logo um chipset que aceitasse 3 ou mais pistas PCI-E 2.0 16x.

Mas como eles só visam o lucro. Eles pensam vamos esperar... Eles vão comprar mais da gente mesmo. -.-

A EVGA está pra lançar um modelo chamado X58 Classified, onde tem 4 pci-e ao invés de 3, sendo que tem um terceiro, o NF200 (mesmo da 780i) pra habilitar os 16x nos slots.

Essa da foto: x5820classifiedcs1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me contentaria apenas em ver uma ao vivo. :P

Jamais comprarei uma. É muita grana pra gastar num componente que tá longe de ser um divisor de águas no desempenho do pc (isso claro, comparando com produtos competentes que custam menos).

Deixo para os entu$iastas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me contentaria apenas em ver uma ao vivo. :P

Jamais comprarei uma. É muita grana pra gastar num componente que tá longe de ser um divisor de águas no desempenho do pc (isso claro, comparando com produtos competentes que custam menos).

Deixo para os entu$iastas.

Qual você fala em ver ao vivo, a Classified ou a X58 normal??

Se for a normal, o dia que você der uma passeada em Palmas, me liga pra vir aqui em casa, daí você vê ela ao vivo...hehehe.

Tem umas modificações com waterblocks que ficam bem legais, dá uma olhada no meu tópico sobre a placa:

http://forum.clubedohardware.com.br/placa-mãe-evga/623191

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual você fala em ver ao vivo, a Classified ou a X58 normal??

Se for a normal, o dia que você der uma passeada em Palmas, me liga pra vir aqui em casa, daí você vê ela ao vivo...hehehe.

Tem umas modificações com waterblocks que ficam bem legais, dá uma olhada no meu tópico sobre a placa:

http://forum.clubedohardware.com.br/placa-mãe-evga/623191

Qualquer uma. :D

Obs: ótimo tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Placa pra quem quer games.

Pra quem quer violência em processamento SLI é algo indiferente, mas limitação 12GB em 6 pentes incomoda. Estou vendo que todas as placas por enquanto estão saindo assim, com esse limite (e não adianta falar que a DX58SO suporta 16GB porque num é triple-channel, ou seja, não tá no padrão de desempenho máximo).

Gostei do dissipador e 10 circuitos de regulação mandam bem, acho que é um número bom pra quem quer uma placa mais top que a DX58SO, pra mim ainda um padrão a ser batido (falo de preço).

Essa placa não é o caro da P6T nem o normal da DX58SO, até onde eu vi essa EVGA é 17% mais cara que a DX58SO, na minha opinião só vale a pena pra quem realmente quer o SLI. Caso contrário num acho que valha não. Quem num quer SLI pega a diferença de preço e compra um NoBreak 600VA, muito mais útil na escrivaninha, ou metadinha de um monitor 19''.

Sobre o começo do tópico sugerido, a NVidia quer promover o produto SLI claro. EVGA como parceira obviamente incentivada vai colocar SLI no mercado com royalties reduzidos.. EVGA pega SLI por menos preço e entra com competitividade, e NVidia continua fazendo marketing porque já que a EVGA tem todo mundo vai ter que ter. Agora três Slots PCIE 16x, pra vídeo, isso sim é exagero.. Não vejo por que isso. Quem monta isso tem grana, então compra duas tops e já roda tudo. Com o dinheiro da terceira vai lá comprar um XBOX 360, fica com um micro bom e um video-game loco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ola pessoal possuo esta placa e to com um hd de 3 tera, só que só reconhece 2 tera, o que tenho que fazer? no gerenciamento de disco consigo habilitar 2 giga ao lado aparece 750 giga no qual nao consigo formatar ou fazer algo nele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!