Conclusões
A Gigabyte X299 AORUS Gaming 7 é uma excelente placa-mãe para sistemas soquete LGA2066, robusta e bastante completa. Além dos recursos fornecidos pelo chipset (oito portas SATA-600 e oito portas USB 3.0), que são mais do que suficientes para a maioria dos usuários, ela ainda traz seis portas USB 3.1 Geração 2, uma delas tipo C.
Ela tem oito soquetes de memória e cinco slots PCI Express 3.0 x16, suportando SLI e CrossFire com até três placas de vídeo, o que também é mais do que a maioria dos usuários necessita. Como extras, ainda traz o mostrador de códigos de erro do POST e botões liga/desliga, reset e clear CMOS, importantes para entusiastas em overclock.
Porém, os maiores destaques ficam por conta da seção de áudio, que usa um codec topo de linha com excelente relação sinal/ruído e vários detalhes visando uma melhor qualidade de áudio, e o fato de ela vir com três slots M.2, todos compatíveis com o padrão PCI Express 3.0 x4, utilizado por SSDs de alto desempenho. Assim, você pode utilizar dois SSDs NVMe para, por exemplo, o sistema operacional e seus arquivos de trabalho, e ainda utilizar uma memória Optane para acelerar um disco rígido de grande capacidade. A presença de duas interfaces de rede, uma delas de alto desempenho, e de uma placa de rede sem fio também de alto desempenho é sempre algo bem vindo.
Se você pretende montar um computador topo de linha para trabalho ou mesmo jogos com um processador LGA2066, a Gigabyte X299 AORUS Gaming 7 é uma excelente compra.
Respostas recomendadas