Introdução
A K8N Neo Platinum é a mais nova placa-mãe topo de linha da MSI para a plataforma soquete 754, isto é, para os processadores Athlon 64 que usam este padrão de pinagem. Baseada no novo chipset nForce 3-250 Gb da NVIDIA, esta placa-mãe traz tudo quanto é recurso possível. Internamente ela é chamada MS-7030 e também pode vir na versão sem ser Platinum. A versão Platinum tem como diferencial ter três portas FireWire e duas portas Serial ATA adicionais (quatro portas Serial ATA no total).
Figura 1: Placa-mãe K8N Neo Platinum, da MSI.
O grande diferencial das placas-mães topo de linha da MSI para as suas concorrentes é o uso do recurso de overclock dinâmico. O recurso de overclock dinâmico é controlado pelo chip Core Cell da MSI e faz com que o clock externo seja aumentado de acordo com a demanda. O nível de overclock é configurado no setup e pode ser escolhido um dos seguintes níveis: soldado (1%), sargento (3%), capitão (5%), coronel (7%), general (9%) e comandante (11%). Importante notar que nesta placa-mãe há um nível a mais de overclock dinâmico do que as demais placas-mães da MSI com este recurso que testamos, como a K8T Neo: comandante. Nas demais placas o nível máximo era o general, que configurava um overclock de 10% (e não 9%). Nesta placa o nível general foi baixado para 9% para a entrada do nível comandante, de 11%. Nós fizemos também testes específicos deste recurso, de forma a verificarmos o quanto o recurso de overclock dinâmico traz de vantagem para aqueles que optarem por comprar esta placa-mãe.
Figura 2: Chip Core Cell, responsável pelo overclock dinâmico.
Sendo uma placa-mãe topo de linha e com várias configurações para o overclock, como falaremos em nossos testes, a MSI teve o cuidado de instalar dissipadores de calor sobre os transistores MOSFET da placa.
Figura 3: Dissipadores de calor sobre os transistores do regulador de voltagem.
Outro detalhe importante sobre esta placa-mãe é que os seus soquetes de memória ficam em uma posição em que a instalação dos módulos de memória não é atrapalhada pela placa de vídeo, como normalmente ocorre em outras placas-mães.
A principal diferença entre os chipsets nForce 3-150 e o nForce 3-250, presente nesta placa, é a presença de duas portas Serial ATA controladas pelo próprio chipset. Esta placa tem ainda mais duas portas Serial ATA, controladas pelo chip Marvell 88SR3020, fazendo com que ela tenha um total de quatro portas Serial ATA.
Figura 4: Duas portas Serial ATA extras e chip Marvell 88SR3020.
A placa tem cinco slots PCI, um slot AGP 8x e três soquetes de memória, aceitando até 2 GB de memória DDR400/PC3200 ou até 3 GB se forem usadas memórias até DDR333/PC2700.
A diferença entre o chipset nForce 3-250 e o nForce 3-250 Gb usado por esta placa-mãe é o suporte a rede Gigabit Ethernet diretamente pelo chipset no modelo Gb, necessitando apenas de um chip para fazer a interface com a camada física, que no caso dessa placa-mãe é o Marvel 88E1111. Ou seja, a rede on-board desta placa-mãe é Gigabit Ethernet.
Respostas recomendadas