Componentes internos - parte 3
Para acessar o lado dos componentes da placa-mãe, nós tivemos de removê-la do gabinete. A Figura 17 mostra a placa-mãe, com os soquetes de memória na parte inferior direita, o chip gráfico à esquerda e o processador à direita. Como você pode ver, o chip GeForce 765M e a memória de vídeo são soldadas na placa-mãe e não em uma placa de vídeo independente.
Figura 17: placa-mãe
O MSI GS70 STEALTH tem dois soquetes de memória, preenchidos com dois módulos Elixir DDR3-1600 de 8 GiB cada, perfazendo um total de 16 GiB, que é o máximo de memória suportada por este notebook.
Figura 18: módulos de memória
A Figura 19 mostra a placa-mãe do MSI GS70 STEALTH com os coolers removidos. Podemos ver a seção de vídeo na esquerda, com quatro chips de memória GDDR5 SAMSUNG K4G20325FD-FC04 formando um total de 2 GiB, rodando a 4 GHz e sendo acessada a 128 bits. Isso significa que o chip gráfico acessa a memória com uma largura de banda de 64 GB/s.
O processador Intel Core i7-4700HQ, com quatro núcleos (oito núcleos virtuais graças à tecnologia Hyper-Therading), clock de 2,4 GHz (clock turbo máximo de 3,4 GHz) e 6 MiB de memória cache, pode ser visto à direita, também soldado na placa-mãe.
Figura 19: coolers removidos
A interface de áudio é gerada pelo chipset usando um codec Realtek ALC892, que é uma solução boa, com relação sinal/ruído de 98 dB para as saídas analógicas e de 90 dB para as entradas analógicas, e taxa de amostragem de até 192 kHz com resolução de 24 bits para entradas e saídas. Essas especificações são boas para o usuário comum, mas não são suficientes se você pretende trabalhar profissionalmente com edição de áudio.
Respostas recomendadas