

Conclusões
Quando fizemos um teste semelhante com o Ryzen 9 3900X, verificamos que poucos programas mostravam aumento de desempenho com memórias mais rápidas, enquanto nos jogos a maioria dos títulos obtinham vantagem de desempenho com esse investimento.
O Ryzen 9 3950X, por sua vez, tem 16 núcleos, o que significa uma enorme quantidade de threads disputando a mesma conexão com a memória. Por isso, faz sentido que mais programas (principalmente alguns que usam todas as threads, como o Handbrake) sejam sensíveis ao aumento da largura de banda.
Por outro lado, o grande cache existente no processador permite que tarefas que não utilizam uma quantidade muito grande de memória possam beneficiar-se desse cache para não depender tanto da velocidade das memórias.
Nos jogos, o resultado que vimos foi similar ao do teste anterior: quase todos os títulos que testamos escalonaram o desempenho de maneira sensível, de forma que cada aumento de clock das memórias trazia um impacto na taxa de quadros. O ganho de desempenho utilizando memórias a 3.600 MHz ficou em torno dos 20% em relação ao obtido com memórias a 2.400 MHz.
É muito importante notar que este importante aumento de desempenho se dá por dois motivos: pela maior largura de banda da memória e pelo maior clock do barramento Infinity Fabric, interno ao processador, que trabalha no mesmo clock da memória e, portanto, quanto maior o clock das memórias, maior o clock do barramento interno do processador.
Além disso, nossos resultados são específicos para o processador Ryzen 9 3950X. É possível fazer uma extrapolação e assumir que ganhos similares podem ser obtidos em outros modelos do Ryzen de terceira geração, porém não podemos ter certeza disto sem efetuarmos testes de desempenho. Em modelos da Intel, que utilizam uma arquitetura completamente diferente, o cenário pode ser outro: chegamos a fazer um teste similar no Core i9-9900K, que você pode conferir.
No caso de você ter ou estar montando um computador baseado no processador Ryzen de terceira geração, fica claro que vale a pena utilizar memórias mais rápidas caso você esteja interessado em um maior desempenho em jogos. Se você tiver um orçamento folgado, não há nem o que pensar: compre memórias DDR4-3600, conforme recomendado pelo fabricante.
Se o seu orçamento for um pouco mais apertado, verifique qual memória oferecerá a melhor relação custo-benefício. Como vimos um ganho de desempenho em torno de 20%, consideramos que pagar até 20% a mais por memórias mais rápidas é um bom investimento.
Uma dica importante: caso você tenha comprado uma memória mais rápida do que um modelo básico, é necessário entrar no setup da placa-mãe e configurar a opção para utilizar o perfil XMP das memórias, para que elas efetivamente trabalhem em sua velocidade máxima. Não adianta nada se você instalar memórias de 3.200 MHz ou mais rápidas e não fizer este ajuste: suas memórias trabalharão provavelmente a 2.400 MHz e você terá jogado dinheiro fora, além de estar perdendo desempenho.
-
2
Respostas recomendadas