

Conclusões
Nossos testes mostraram claramente que há uma relação direta entre o clock das memórias utilizadas e o desempenho do vídeo integrado. O aumento de desempenho com o uso de memórias na maior velocidade testada (3.200 MHz) em relação ao clock mais baixo (2.400 MHz) ficou entre 12% e 27%.
Como dissemos, além da arquitetura dos processadores Ryzen, onde o barramento interno funciona na mesma velocidade das memórias, o processador e o chip gráfico "disputam" a largura de banda disponível na comunicação com a memória (RAM).
Isso deixa claro que a decisão de qual memória comprar para uso com um processador Ryzen 3 2200G deve ser tomada após muita pesquisa de preço: embora as memórias de maior clock costumem ser mais caras, o preço das memórias no Brasil está atualmente muito volátil (e alto), o que pode causar situações onde memórias de velocidades diferentes custem a mesma coisa, ou até mesmo a memória mais lenta tenha preço mais alto.
A conclusão que chegamos é que vale a pena investir um pouquinho mais para utilizar memórias de 2.933 MHz ou mais. Evite memórias de 2.400 MHz e, obviamente, de 2.133 MHz (que nem chegamos a testar).
Além disso, medimos uma melhoria no desempenho entre 32% e 60% usando memórias em dois canais, em relação ao teste em apenas um canal, com clock de 2.666 MHz em ambas as situações. Isto mostra que, se você pensa em jogar utilizando o vídeo deste processador, é imprescindível utilizar dois módulos de memória em modo de dois canais. O uso de apenas um módulo de memória vai causar um enorme impacto negativo no desempenho.
Respostas recomendadas