Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do Processador Core 2 Extreme QX9650


     150.924 visualizações    Processadores    7 comentários
Teste do Processador Core 2 Extreme QX9650

Conclusões

Como o novo Core 2 Extreme QX9650 tem as mesmas especificações de clock do Core 2 Extreme QX6850 nós estávamos muito curiosos para ver se este novo processador de quatro núcleos com tecnologia de 45 nm era mais rápido ou não do que a versão anterior com tecnologia de 65 nm. Como já explicamos as únicas duas diferenças entre esses dois processadores além do processo de fabricação é o tamanho do cache de memória L2 (6 MB x 2 vs. 4 MB x 2) e a adição do novo conjunto de instruções SSE4.

A verdade é que em aplicações convencionais não vimos nenhum ganho de desempenho, apesar do cache de memória L2 maior, exceto na categoria de teste de Música do PCMark Advantage, onde o Core 2 Extreme QX9650 foi 4,81% mais rápido, e no Photoshop CS2, onde ele foi 3,80% mais rápido.

No Cinebench 10, no entanto, nós vimos um aumento significativo de 9% no desempenho.

Mas onde o QX9650 realmente fez a diferença foi na compressão DivX: ele foi 24,50% mais rápido do que o QX6850, reduzindo o tempo necessário para a compressão do nosso filme Jornada nas Estrelas de praticamente 39 minutos para 31 minutos. Isto aconteceu porque este codec reconhece o novo conjunto de instruções SSE4.

Portanto se você é um usuário profissional especialmente no mercado de áudio e/ou vídeo e seu programa favorito tem suporte para o novo conjunto de instruções SSE4, você deve ver um ganho de desempenho significativo simplesmente habilitando o uso das instruções SSE4 em seu programa – o DivX 6.7 e o TMPGEnc 4.0 Xpress são dois exemplos de programas codificadores de áudio/vídeo que usam instruções SSE4, e mais programas suportando o SSE4 são esperados na medida em que mais processadores usando essas instruções cheguem ao mercado.

A boa notícia é que o Core 2 Extreme QX9650 chegou ao mercado custando a mesma coisa do QX6850 – US$ 999, nos EUA, para distribuidores comprando pelo menos 1.000 unidades diretamente da Intel; o preço para o mercado de varejo nos EUA é maior do que esse –, portanto se você tem o dinheiro e está procurando pelo processador para desktop mais topo de linha disponível no mercado hoje, o QX9650 é definitivamente a sua melhor escolha. Além disso a menos que a Intel baixe o preço do Core 2 Extreme QX6850 comprar este modelo não faz sentido, já que pelo mesmo preço você pode levar o QX9650 que oferece um maior desempenho para programas que serão lançados no futuro, especialmente os relacionados com áudio e vídeo.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Processadores topo de linha não costumam ser bons custo x benefício visto que um processador inferior devidamente overclockado entregará a mesma performance. De qualquer forma esta nova geração mostra um potencial de over muito bom e isto é realmente muito interessante, vamos esperar agora pelos outros modelos que virão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso se deve ao fato de eles aumentarem a tensão (vcore) do processador, aqui no CdH eles nunca aumentam a tensão, 1º por questão de segurança, uma vez que esta é uma amostra de engenharia (edição especial para desenvolvedores) e 2º por muitas pessoas não gostarem de aumentar voltagens e tambem porque um quezito a ser analisado em um novo processador, é justamente a capacidade de over em stock (tensão padrão)...

... ^^ ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!