

Overclock, aquecimento e consumo
Como todos os processadores Ryzen Threadripper, o 3970X tem multiplicador de clock destravado, significando que é possível fazer overclock nele modificando apenas o seu multiplicador de clock.
Em primeiro lugar, é preciso prestar atenção na forma como o clock deste processador funciona. Seu clock base é de 3,7 GHz e seu clock turbo máximo é de 4,5 GHz. Este clock de 4,5 GHz é alcançado apenas quando há apenas um núcleo ativo. Fizemos alguns testes e vimos que, com as 64 threads em uso, o processador trabalhava inicialmente a 4,2 GHz, reduzindo o clock gradativamente ao longo de alguns minutos, estabilizando-se em cerca de 3,9 GHz. Esta adaptação ocorre para que o processador mantenha-se dentro da faixa de temperatura e consumo estabelecida.
Na configuração original (sem overclock), no teste no Blender, a temperatura do encapsulamento chegou a 81 graus Celsius, com temperatura ambiente de 21 graus Celsius e utilizando um sistema de refrigeração líquida topo de linha (Thermaltake Water 3.0 Ultimate). O consumo, segundo o HWMonitor, ficou em exatos 280 W.
Em nossos testes de overclock, conseguimos atingir com estabilidade o clock de 4,0 GHz (100 MHz x 40,0) em todos os núcleos, com as tensões padrão. Acima disso, o Cinebench R20 sofria algum erro e não completava o teste. Assim, nossa conclusão é que o Ryzen Threadripper 3970X já é bem otimizado para utilizar o máximo de desempenho, de forma que não vale a pena tentar um overclock simples nele. Este procedimento só pode valer a pena se você tiver um sistema (fonte de alimentação, cooler e placa-mãe) de alta qualidade e voltados para overclock, bem como conhecimento e tempo disponível para fazer todos os ajustes finos necessários para alcançar um resultado significativo.
De qualquer forma, lembre-se que a capacidade de overclock de um processador depende da placa-mãe, do sistema de refrigeração, e também da sorte, pois dois processadores de mesmo modelo podem alcançar diferentes taxas de clock máximas.
Respostas recomendadas