

Conclusões
Há duas conclusões principais ao analisar o Ryzen Threadripper 3970X. A primeira é que ele é realmente um "monstrinho", oferecendo um desempenho incrível nas tarefas para as quais ele é recomendado. A segunda é que ele não é um processador para a grande maioria dos usuários.
E isto não é apenas por conta de seu alto preço, mas também porque ele consome uma grande quantidade de energia elétrica e exigem uma infraestrutura (placa-mãe, gabinete, sistema de refrigeração, fonte de alimentação) topo de linha e bem cara.
Um exemplo simples de situação onde ele não vale a pena é para um computador voltado para jogos: neste tipo de aplicação, ele foi inferior ao modelo da Intel (o qual, como já mostramos em nossa outra análise, também não é indicado para jogos). Para montar um computador topo de linha para jogos, vale mais a pena investir em um processador da linha "comum", como o Ryzen 9 3900X ou o Core i9-9900K, que custam bem menos e oferecem um maior desempenho nessa aplicação.
Porém, para uso profissional onde o grande número de threads seja fundamental, como renderização de vídeo ou de imagens 3D, este processador mostra a que veio. Assim, se você é um profissional que trabalha com edição de vídeo, produção de imagens ou animação 3D ou algo tarefa semelhante, o Ryzen Threadripper 3970X pode lhe proporcionar mais produtividade, o que faz com que ele seja uma excelente escolha.
Respostas recomendadas