

Introdução
Desta vez testamos o cooler para processadores CPNS 10X Extreme da Zalman, que é baseado no formato "torre", com cinco heatpipes em "U" ligando a base ao dissipador de calor. Aparentemente o principal diferencial desse cooler é o seu controlador de rotação, muito bem bolado. Mas será que o desempenho supera seus concorrentes? Confira!
CNPS é na verdade uma sigla que significa "Computer Noise Prevention System", algo como "sistema de prevenção de ruído de computador". Isso já deixa claro que o foco desse cooler é o silêncio. Porém, a Zalman informa que esse cooler pode dissipar a incrível potência (TDP) de até 340 W.
A caixa do CNPS10X Extreme não dá uma ideia de como ele é, pois a janela frontal permite apenas que vejamos sua ventoinha semitransparente de 120 mm.

Figura 1: Embalagem.
Dentro da caixa, além do cooler, temos o manual, ferragens para a instalação do cooler, um tubo de pasta térmica ZM-STG2 e uma extensão que permite que você instale o controlador "PWM Mate" do lado de fora do gabinete.
Figura 2: Acessórios.
Ao retirarmos o CNPS10X Extreme da caixa ficamos realmente impressionados com o aspecto de solidez desse cooler, bem como o fato de ele ser totalmente preto, tanto nas partes plásticas quanto nos heatpipes e na base, niqueladas para obter um aspecto metálico escuro. Até o fio que leva alimentação para a ventoinha é preto.
A única parte que não é preta é a ventoinha de 120 mm, feita em plástico semitransparente. No seu centro há LEDs azuis que brilham quando o cooler está ligado.

Figura 3: O Zalman CNPS10X Extreme.
>
Figura 4: Vista lateral.
Respostas recomendadas