Introdução
Depois de vários coolers a ar, agora testamos um sistema de refrigeração a água: o HydroX da Pollar, que é fabricado no Brasil. Como será que ele vai se sair? Confira neste teste.
Sistemas de refrigeração a água (também chamados de "watercoolers") eram, até pouco tempo, exclusividade de entusiastas e "overclockers" radicais e de bolso recheado, devido ao alto custo e complexidade. Mas ultimamente vêm aparecido soluções prontas (kits) que aproximam esses sistemas do usuário "comum" (ok, não tão comum assim). O HydroX é um deles, criado e vendido por uma empresa brasileira, a Pollar.
Na Figura 1 vemos os componentes do kit: radiador, bomba, bloco para processador, mangueiras de silicone, aditivo para a água e ferragens para instalação.
Figura 1: Conteúdo do kit.
O item mais volumoso é o radiador, que tem por função resfriar a água que vem do processador, sendo semelhante em função e aparência a um radiador de carro.
Figura 2: O radiador.
Na Figura 3 vemos a bomba, que tem por função fazer a água circular pelo sistema. Essa bomba é alimentada por um conector padrão de periféricos, com tensão de 12 V. Não há como controlar a velocidade da bomba.
Figura 3: Bomba d'água.
Respostas recomendadas