Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste do SSD Corsair MP300 de 240 GiB

       
 7.648 Visualizações    Testes  
 4 comentários

Testamos o Corsair MP300 de 240 GiB, SSD formato M.2 que usa interface PCI Express 3.0 x2, que tem velocidade máxima de leitura de 1.580 MiB/s. Vamos ver como é o seu desempenho.

Teste do SSD Corsair MP300 de 240 GiB
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Conclusões

Em nossos testes, o Corsair MP300 de 240 GiB apresentou desempenho similar com dados compactáveis e não compactáveis, o que significa que seu controlador não utiliza compactação para acelerar escritas e leituras.

Em relação ao seu desempenho, ficou claro que o Corsair MP300 é bem mais rápido do que todos os demais SSDs testados, o que já era de se esperar pelo fato de que estes utilizam interface SATA-600, enquanto o MP300 utiliza interface PCI Express 3.0 x2 e protocolo NVMe. Enquanto a diferença em transferências sequenciais foi enorme (ele foi quase três vezes mais rápido nos testes de leitura sequencial), nos testes de transferência aleatória a diferença de desempenho foi bem mais modesta, porém ainda assim ele foi mais rápido do que os demais. Isso seria considerado normal para um SSD de alto custo, mas foi surpreendente para um SSD da mesma faixa de preço dos modelos com interface SATA.

Um ponto negativo deste modelo é que ele aqueceu um pouco durante o uso. O programa CrystalDiskInfo acusou uma temperatura de até 58 graus Celsius durante os testes (com temperatura ambiente de 20 graus Celsius). Isso não chega a ser um problemas, mas se a sua placa-mãe tiver slot M.2 com dissipador, é recomendável utilizá-lo.

Com um desempenho surpreendente para um SSD com preço semelhante ao dos modelos de entrada, o Corsair MP300 de 240 GiB é uma ótima opção para quem busca um desempenho superior ao dos modelos com interface SATA, mas não quer investir em um caro SSD topo de linha.

Compartilhar

  • Curtir 8


  Denunciar Artigo

Artigos similares


Comentários de usuários


por motivo particular eu nao gosto da corsair, mas reconheço que este produto é de extrema qualidade. unico contra que encontrei foi no quesito energia. menos eficiente . mas nada que impeça de compra-lo no futuro

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso de esquentar me deixou cabreiro, também. E acho estranho a nova moda de não informar o TBW.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uso SSD a anos, hoje estou com um RAID 0 de 960 evo e um de 1Tb 860 Evo, mas sinceramente SSD NVMe não compensa para quem só JOGA e usa INTERNET, vale muito mais a pena comprar um SATA seja m2 ou 2.5" de capacidade dobrada já que um ssd NVMe custa o dobro pelo tamanho de capacidade de um SATA. 

adicionado 1 minuto depois
Em 03/04/2019 às 10:42, Tiago Leão disse:

Isso de esquentar me deixou cabreiro, também. E acho estranho a nova moda de não informar o TBW.

Normal em SSD com protocolo NVMe os meu aqui chegam a 55º isso que tenho um gabinete com bom sistema de refrigeração.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei em minha máquina um Corsair mp510 de 960Gb.

 

Simplesmente perfeito, tanto para boot quanto para abrir arquivos e jogos.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!