

Introdução
A Thermaltake Toughpower 1500 W é uma das fontes de alimentação para PCs mais potentes do mundo – tão potente que ela não pode ser vendida nos EUA, já que a sua capacidade de potência está acima do permitido pelo Underwriter Laboratories (UL, o equivalente ao Inmetro nos EUA) para aparelhos domésticos, que é de 1.300 W. Por conta disso, este modelo pode ser encontrado apenas na Europa. A arquitetura usada é realmente interessante: esta fonte de alimentação é na verdade duas fontes de 750 W completamente independentes dentro da mesma carcaça. Além da sua capacidade de potência monstruosa – que o fabricante diz poder ser fornecida a 50°C com uma potência de pico de 1.600 W –, a Toughpower 1500 W tem um sistema de cabeamento modular com um total de oito conectores de alimentação para placas de vídeo e uma ventoinha de 140 mm. Neste artigo nós dissecaremos completamente este monstro.
Infelizmente desta vez nós não poderemos testar esta fonte para ver se ela é capaz de fornecer realmente sua potência rotulada. Além do risco real de derreter os fios do nosso laboratório, esta fonte de alimentação funciona apenas em 230 V, já que ela é voltada para o mercado europeu, e a tensão do nosso laboratório é de 115 V. Além disso, nosso testador de carga suporta fontes de até 1.000 W. Nós iremos, no entanto, mostrar todos os componentes internos desta fonte.
Figura 1: Caixa do produto.
Figura 2: Fonte de alimentação Thermaltake Toughpower 1500 W.
A primeira coisa que veio em nossas mentes foi... quem precisa de uma fonte de alimentação de 1.500 W? Fontes de 1.000 W já são um exagero para usuários mais exigentes, agora imagine comprar uma fonte de 1.500 W! Existem algumas respostas para esta pergunta. Além de tirar onda com os amigos, esta fonte é claramente voltada ao usuário que quer montar o micro mais topo de linha do mundo com a fonte funcionando a cerca de 50% da sua capacidade máxima. Como explicamos em detalhes em nosso tutorial Fontes de Alimentação, uma fonte de alimentação atinge sua eficiência máxima quando ela está operando entre 40% e 60% da sua potência máxima. Portanto, com este produto operando a cerca de 50% da sua capacidade, você pode usufruir da sua eficiência máxima (87% de acordo com a Thermaltake) e economizar na conta de luz.
Outra razão que poderia levar alguém a comprar esta fonte é para ter oito cabos de alimentação para placas de vídeo, permitindo a você instalar até quatro placas de vídeo topo de linha que utilizam dois conectores de alimentação auxiliares cada. Praticamente todas as fontes de alimentação topo de linha fornecem apenas quatro cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo, permitindo a você conectar apenas duas placas de vídeo topo de linha sem o uso de adaptadores.
Respostas recomendadas