Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower 750 W (W0116RU)


     72.495 visualizações    Energia    1 comentário
Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower 750 W (W0116RU)

Estágio de Filtragem de Transientes

Como mencionamos em outros testes, a primeira coisa que gostamos de ver quando abrimos uma fonte de alimentação para termos uma ideia da sua qualidade é o estágio de filtragem de transientes. Em fontes de alimentação genéricas este estágio tem apenas uma bobina, dois capacitores cerâmicos, um ou dois capacitores de poliéster metalizados e, se tivermos sorte, um varistor (MOV).

Esta fonte de alimentação da Thermaltake usa um varistor, quatro capacitores cerâmicos, dois capacitores de poliéster metalizados e três bobinas de ferrite.

Neste estágio mais uma coisa curiosa, um fio terra cortado e isolado com fita adesiva verde, como você pode ver na Figura 13. Vai entender.


Figura 13: Estágio de filtragem de transientes (parte 1).

Figura 14: Estágio de filtragem de transientes (parte 2).

Nós encontramos mais coisas curiosas aqui. O filtro de entrada é conectado na ponte de retificação usando dois fios (fios marrom e azul indicados com uma seta vermelha na parte superior esquerda da Figura 14), enquanto que em outras fontes de alimentação esta conexão é feita através de trilhas da própria placa de circuito impresso. Na Figura 14 você pode ver ainda que o porta-fusível usado por esta fonte não é muito prático.

Vamos falar agora em mais profundidade sobre os componentes usados na Toughpower 750 W.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Prezados Gabriel Torres e Cássio Lima:

Boa tarde.

Muito bom o artigo sobre a fonte Thermaltake Toughpower, no entanto, permita-me fazer uma pequena correção sobre o mesmo. Salvo melhor juízo, entando eu, o PFC corrige apenas o fator de potência e não interfere em outros detalhes da fonte que influenciem na sua eficência energética. Assim sendo, julgo ser necessário esclarecer ao consumidor doméstico que o PFC por encarecer, e muito, a fonte, só é interessante

para os grandes consumidores, que possuem muitos computadores e que se enquadram entre aqueles que podem ser multados pelas distribuidoras de energia elétrica pelo consumo exagerado de potência reativa (KVA). O consumidor doméstico ou pequenos consumidores só pagam pela potência ativa (KW) e o PFC de nada adianta para eles.

Atenciosamente.

Anazeil Bragança Fernandes

e-mail: [email protected]

Tópico para a discussão do seguinte artigo publicado no Clube do Hardware:

Fonte de Alimentação Thermaltake Toughpower 750 W (W0116RU)

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/1271

Aqui está um pequeno trecho do artigo:

"A Toughpower 750 W é atualmente a fonte de alimentação mais topo de linha da Thermaltake, sendo que eles lançarão em breve modelos de 850 W, 1.000 W e 1.200 W nesta mesma série. A Toughpower 750 W, conhecida internamente como W0116RU, vem com um sist..."

Comentários são bem-vindos.

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware

https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!