Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Fonte de Alimentação Corsair TX750W


         206.574 visualizações    Energia    30 comentários
Teste da Fonte de Alimentação Corsair TX750W
Produto Recomendado

Análise do Primário

Nós estávamos bastante curiosos para verificarmos quais componentes foram escolhidos para a seção de potência desta fonte de alimentação e também como eles foram interligados, ou seja, o projeto usado. Estávamos dispostos a ver se os componentes realmente forneceriam a potência anunciada pela Corsair.

De todas as especificações técnicas descritas no databook de cada componente, estávamos mais interessados na corrente máxima em modo contínuo, dada em ampères (A). Para encontrar a potência máxima teórica do componente em watts podemos usar a fórmula P = V x I, onde P é a potência em watts, V é a tensão em volts e I é a corrente em ampères.

Nós precisamos saber também em que temperatura o fabricante do componente mediu a sua corrente máxima (esta informação também pode ser encontrada no databook do componente). Quanto maior a temperatura, menor é a corrente que semicondutores conseguem fornecer. Correntes dadas a temperaturas menores do que 50° C não são boas, já que temperaturas abaixo desta não refletem as reais condições de trabalho da fonte de alimentação.

Lembre-se que isto não significa que a fonte de alimentação fornecerá a corrente máxima de cada componente, já que a potência máxima que a fonte de alimentação pode fornecer depende de outros componentes usados – como o transformador, bobinas, capacitores, o layout da placa de circuito impresso e a bitola dos fios – não apenas das especificações principais dos componentes que iremos analisar.

Para uma melhor compreensão do que iremos falar aqui, sugerimos que você leia nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.

Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBJ1506 em seu estágio primário, que pode fornecer até 15 A de corrente em modo contínuo (a 100°C). Este componente está claramente superdimensionado: a 115 V ele seria capaz de puxar até 1.750 W da rede elétrica. Supondo uma eficiência típica de 80%, isso significa que essa fonte poderia entregar até 1.380 W sem que este componente queimasse. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados.

No circuito PFC desta fonte são usados dois transistores MOSFET (20N60C3 – os mesmos usados em várias outras fontes que já vimos). Outras fontes de alimentação como a OCZ StealthXStream 600 W e a Zalman ZM600-HP usam três transistores em vez de dois. Cada transistor 20N60C3 suporta uma corrente máxima de até 300 A a 25° C em modo pulsante (que é o caso) ou 45 A a 25° C ou 20 A a 110° C em modo contínuo.

Corsair TX750W
Figura 10: Ponte de retificação e transistores do PFC ativo.

Na seção de chaveamento dois outros transistores de potência MOSFET 20N60C3 são usados na configuração de chaveamento direto com dois transistores. Aqui está uma das principais diferenças entre a Corsair TX750W e a Thermaltake Toughpower 750 W: este modelo da Corsair usa transistores com um limite de corrente maior, o que é excelente (300 A vs. 80 A em modo pulsante, ambos rotulados a 25° C). Em outras palavras, pelo menos em teoria o estágio primário pode fornecer mais corrente (e consequentemente potência) para o estágio secundário.

Corsair TX750W
Figura 11: Transistores chaveadores.

O primário é controlado por um circuito integrado CM6800, que é ao mesmo tempo um controlador de PFC ativo e controlador PWM. Ele está localizado em uma pequena placa de circuito impresso mostrada na Figura 12.

Corsair TX750WFigura 12: Controlador PFC ativo e PWM.


Análises similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas



aguenta sim cara

sobre a placa mãe eu não tenho ela não é só uma configuração maxima nos dias de hoje

mas a placa de som que vem com ela já é muito violenta mas caso queira colocar outra da pra colocar sim

pode colocar até duas HD2900XT

é uma fonte muito boa cara ... de otima qualidade mesmo

tenho a 550TX achei a fonte show mesmo ... muitos cabos fonte silenciosa, um acabamento muito bem feito, deu conta muito bem .. imagina a 750w

o unico ponto fraco dela é na hora de abrir a caixa ... é muito difícil ..... rsrsrsrsrs haha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém tem alguma dúvida se essas fontes parrudas de marcas boas são realmente boas? Tenho quase certeza que não.

Eu nem perco tempo lendo testes de fontes de outro planeta.

Ainda espero um teste com uma fonte desse mundo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei uma seventeam thundering h80 750 w quero ver a autópsia dela aqui no site, não a da minha é claro rss, mas uma do modelo já que está sendo bem comercializada no Brasil.

E olha que aqui em Floripa é difícil conseguir coisa boa, se foge um pouco do feijão com arroz não tem loja vendendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, as fontes que geram mais discussões aqui no fórum são as SevenTeam e aquela Leadership Gamer. Se vocês puderem colocar o teste ae... Hehe ae eu vou ter certeza se a minha fonte é uma porcaria como deu-se a entender no primeiro teste feito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom , coloquei no meu sistema a hx 620 e percebi que ela ficava sempre mais " quente " que a tx 750 , mas nunca deixou a desejar ( a hx 620 ) ! Já com a TX 750 a fonte ta mais fria tanto em jogos como idle . Eu senti a mesma perfomance com as 2 ! Unica coisa a Tx 750 fica mais fria .

Core 2 quad 6600 , xfx 680 i sli , corsair dominator 1066 x 2 de 1 gb , hd sata 250 Samsung 8 mb raid 0 , 8800 gtx da xfx 600 mhz e mem a 1900 mhz , grav pioneer dvd 212 d isso ai .

Penso eu que num futuro "upgrade" de colocar outra 8800 gtx para S L I a Tx 750 da Corsair não vai me deixar na mão com o restante da configuração identica ! Estou certo disso ? vamos ver .... vai demorar um pouco ainda .

Espero ter ajudado .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu comprei uma dessas TX, so q a minha e a

CORSAIR TX650W

ela tambem é boa ??

Comprei essa também recentemente, ela é muito silenciosa e fria :D

Estou pra dizer que, comprarei produtos corsair de olhos fechados! (ja tive memorias deles, muito boas!!!)

A GARANTIA que é sacanagem, 5 anos, aqui no Custo Brasil , 1 ano, com SORTE!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um cara em Salvador-BA que vende pelo ML.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-84606693-fonte-corsair-750w-reais-85-eficincia-cmpsu-750tx-box-_JM

Oferece 5 Anos de garantia, o que vocês acham?

Tô pensando em compra-lá para me prevenir em up-grades futuros e acabar com os travamentos indesejados do meu PC quando estou gravando 1 DVD.

Amigo, essa fonte é um exagero para a grande maioria dos pcs. Se o seu pc trava na hora de uma tarefa simples como gravar um DVD, dificilmente o problema é fonte, a não ser que tb ocorram travamentos em outras situações ou então que sua fonte seja a mais vagabunda possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, essa fonte é um exagero para a grande maioria dos pcs. Se o seu pc trava na hora de uma tarefa simples como gravar um DVD, dificilmente o problema é fonte, a não ser que tb ocorram travamentos em outras situações ou então que sua fonte seja a mais vagabunda possível.

Acredito que seja a segunda opção.

De qualquer forma, como estou comprando uma PV 8800GT, teria mesmo que colocar uma fonte melhor, já que a que eu tenho no PC é genérica que vem junto com o Gabinete.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!