

Introdução
A Mtek é uma marca bastante popular no Brasil há séculos – quem nunca teve um teclado ou um par de caixas de som Mtek? A qualidade dos produtos Mtek sempre foi no mínimo questionável, mas há algum tempo eles apareceram com uma linha completa de fontes de alimentação “de potência real”. Nós já testamos o modelo de 650 W deles (PSH-650V), que se saiu bem em nossos testes. Será que o modelo de 750 W é bom? Vamos ver.
Para quem não sabe, Mtek não é um fabricante, mas um grupo de distribuidores que atua desde 1988 em alguns países – em particular na América do Sul – comprando produtos de fabricantes da China e Taiwan e mandando estampar a sua própria marca.
As fontes da Mtek são fabricadas pela CWT e o modelo PSH-750V da Mtek é, na realidade, o modelo PSH750 da CWT. Em teoria este é exatamente o mesmo modelo da fonte C3Tech PSH750V, da Corsair TX750W e da Thermaltake Toughpower 750 W. Mas na prática a história é outra. A Mtek PSH-750V usa internamente componentes diferentes em relação às essas outras três fontes! Além é claro da C3Tech PSH750V e da Thermaltake Toughpower 750 W possuirem sistema de cabeamento modular, recurso não encontrado na Mtek PSH-750V nem na Corsair TX750W.
É importante lembrar que nem todas as fontes da Thermaltake e da Corsair são fabricadas pela CWT.
Figura 1: Fonte de alimentação Mtek PSH-750V.
Figura 2: Fonte de alimentação Mtek PSH-750V.
A PSH-750V é uma fonte relativamente pequena para um produto de 750 W: mede 16 cm de profundidade. Ela possui uma ventoinha de 140 mm em sua parte inferior e circuito PFC ativo, é claro.
Como mencionado esta fonte não possui sistema de cabeamento modular e não há qualquer tipo de proteção em volta dos fios. Todos os fios são 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada. Todos os cabos são relativamente longos, medindo 50 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector. Há uma distância de 15 cm entre os conectores nos cabos com mais de um plugue.
Os cabos presentes nesta fonte de alimentação são os seguintes:
- Cabo principal da placa-mãe, com conector de 20/24 pinos.
- Um cabo com um conector ATX12V e um conector EPS12V.
- Dois cabos de alimentação auxiliares para placas de vídeo com um conector de seis pinos cada.
- Dois cabos de alimentação SATA com dois plugues cada.
- Um cabo de alimentação para periféricos com quatro plugues padrão para periféricos e um plugue de alimentação para unidades de disquete.
- Um cabo de alimentação para periféricos com três plugues padrão para periféricos e um plugue de alimentação para unidades de disquete.
A quantidade de cabos e conectores disponíveis é, em nossa opinião, insuficiente para um produto de 750 W (apenas dois conectores de alimentação para placas de vídeo e apenas quatro conectores de alimentação SATA), apesar de produtos concorrentes especialmente a Seventeam ST-750P-AF, a Seventeam ST-750Z-AF e a C3Tech PSH750V também terem somente dois conectores para placas de vídeo – esses produtos trazem, porém, mais conectores de alimentação SATA.
Figura 3: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas