

Introdução
Estamos testando hoje mais uma fonte de marca nacional de baixo custo, a Pacific Network ATX-200W (também chamada TA500). Será que presta? Confira.
Uma curiosidade é que esta fonte não aparece listada no site ou no catálogo da Pacific Network.
A propósito, apesar de o nome desta fonte ser igual ao da Flux ATX-200W, as duas fontes são internamente diferentes.
Figura 1: Fonte de alimentação Pacific Network ATX-200W
Figura 2: Fonte de alimentação Pacific Network ATX-200W
A Pacific Network ATX-200W segue o padrão das primeiras fontes de alimentação para PCs, com ventoinha de mancal de 80 mm em sua parte traseira e uma tomada de força para o monitor de vídeo, recurso que foi removido das fontes de alimentação há pelo menos 10 anos. Sendo um produto de baixo custo, esta fonte não possui circuito PFC e é baseada na obsoleta topologia meia-ponte.
Ela obviamente não tem nenhum sistema de cabeamento modular e também não traz proteção de nylon em nenhum de seus cabos. Todos os fios são 20 AWG, isto é, são mais finos do que o mínimo recomendado. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos, 29 cm de comprimento
- Um cabo com um conector ATX12V, 28 cm de comprimento
- Um cabo com um conector de alimentação SATA e um conector para periféricos, 30 cm até o primeiro conector, 15 cm entre conectores
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidades de disquete, 30 cm até o primeiro conector, 15 cm entre conectores
A configuração de cabos desta fonte mostra que ela definitivamente é um produto de baixo custo, pela quantidade reduzida de conectores e uso de cabos extremamente curtos. Com apenas um conector de alimentação SATA você não poderá usar esta fonte nem mesmo em um micro ultra básico, visto que mesmo computadores simples atualmente necessitam de dois conectores de alimentação SATA, um para a unidade óptica e um para o disco rígido. Para complicar, o conector de alimentação SATA desta fonte não tem o fio laranja (+3,3 V), o que é típico de ocorrer em fontes de alimentação com projeto jurássico que foram adaptadas para ter conectores mais “modernos”.
Figura 3: Cabos
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas