Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Influência da velocidade da memória no Core i9-9900K

       
 18.597 Visualizações    Testes  
 3 comentários

Desta vez, testamos o Core i9-9900K com memórias em diferentes clocks, para descobrir se vale a pena comprar memórias mais rápidas para este processador.

Influência da velocidade da memória no Core i9-9900K

Conclusões

Recentemente, quando fizemos um teste semelhante com o Ryzen 9 3900X, verificamos que a maioria dos programas que fazem uso intensivo do processador, como renderização de vídeo e imagem, não mostravam aumento de desempenho com memórias mais rápidas, enquanto em quase todos os testes com jogos houve um sensível aumento de desempenho.

No Core i9-9900K, que é o processador mais topo de linha da plataforma principal da Intel, o resultado não foi muito diferente. Em quase todos os programas (o WinRAR foi a exceção), o desempenho não mudou com o clock da memória. Isso acontece, provavelmente, porque estes programas utilizam pesadamente os circuitos lógicos e matemáticos do processador, que acabam sendo o "gargalo" de desempenho, enquanto a largura de banda no acesso à memória não está sendo utilizada totalmente.

Já na maioria dos jogos, o desempenho aumentou quando a memória estava configurada para clocks mais altos. Isto indica que o acesso à memória é um dos processos críticos neste tipo de aplicação. Ficou claro também que o ganho existente entre memórias a 2.133 MHz, 2.400 MHz e 2.666 MHz é bem mais expressivo do que o ganho entre memórias a 2.933 MHz, 3.200 MHz e 3.600 MHz.

Note que nossos resultados são específicos para o processador Core i9-9900K. É possível fazer uma extrapolação e assumir que ganhos similares podem ser obtidos em outros modelos de processadores Intel, porém não é possível afirmar que o uso de memórias mais rápidas aumentará tanto o desempenho de outros modelos de processadores, principalmente modelos de entrada.

Se você está montando um computador baseado no processador Core i9-9900K e está escolhendo que memórias vai usar, nossa primeira dica é que você deve evitar a todo custo utilizar memórias DDR4-2133, e se possível também evitar DDR4-2400, comprando memórias DDR4-2666 ou mais rápidas.

A escolha entre modelos específicos vai depender principalmente do preço. Se você tiver um orçamento folgado, compre memórias DDR4-3200 ou até mais rápidas. Já se o seu orçamento for um pouco mais apertado, verifique qual memória oferecerá a melhor relação custo-benefício.

Para finalizar, uma dica importante: caso você tenha comprado uma memória mais rápida do que um modelo básico, é necessário entrar no setup da placa-mãe e configurar a opção para utilizar o perfil XMP das memórias, para que elas efetivamente trabalhem em sua velocidade máxima. Não adianta nada se você comprar e instalar memórias de 3.200 MHz ou mais rápidas e não fizer este ajuste: suas memórias trabalharão provavelmente a 2.400 MHz (ou 2.133 MHz) e você terá jogado dinheiro fora, além de estar perdendo desempenho. Após configurar, utilize um programa como o CPU-Z para verificar se a memória está efetivamente trabalhando no seu clock certo. E lembre-se que o CPU-Z informa o clock físico da memória, que é metade do seu clock efetivo. Assim, se ele indicar que a memória está a 1.333 MHz, significa que ela está efetivamente a 2.666 MHz.

Compartilhar

  • Curtir 14


  Denunciar Artigo

Comentários de usuários


Discordo das conclusões. Se o objetivo é um pc para processamento bruto, mesmo uma 2.133 MHz se mostrou tão eficiente quanto as demais, o que não justificaria investir em clocks maiores; em jogos, as 2.666 MHz e as 2.933 MHz talvez sejam as mais indicadas, e olhe lá, dependendo a diferença de preço, já que o ganho não é tão grande assim.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites
Em 20/09/2019 às 12:54, Scotta disse:

Discordo das conclusões. Se o objetivo é um pc para processamento bruto, mesmo uma 2.133 MHz se mostrou tão eficiente quanto as demais, o que não justificaria investir em clocks maiores; em jogos, as 2.666 MHz e as 2.933 MHz talvez sejam as mais indicadas, e olhe lá, dependendo a diferença de preço, já que o ganho não é tão grande assim.

Com os valores atuais, é burrice comprar memórias abaixo de 2666MHz. Aliás, é difícil encontrar memórias de 2133MHz em lojas.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!