

Latência do CAS (CL)
Como mencionamos, a latência do CAS (CL) é o parâmetro mais famoso da memória. Ele indica a quantidade de pulsos de clock que a memória leva para retornar um dado solicitado. Uma memória com CL=7 demora sete pulsos de clock para entregar um dado, enquanto que uma memória com CL=9 demora nove pulsos de clock para realizar a mesma operação. Dessa maneira dois módulos trabalhando com o mesmo clock o que tiver a menor latência do CAS será o mais rápido.
Note que o clock aqui é o clock real que o módulo de memória está rodando – ou seja, metade do clock rotulado. Como as memórias com tecnologia DDR podem entregar dois dados por pulso de clock, elas são rotuladas com o dobro de seus clocks reais.
Na Figura 4 você pode ver como o CL funciona. Demos dois exemplos: um módulo de memória com CL=7 e um módulo de memória com CL=9. O comando em azul seria uma operação de leitura (“Read”).
Figura 4: latência do CAS (CL)
Uma memória com CL=7 tem uma melhoria de 22,2% na latência da memória em relação a uma memória com CL=9, considerando que as duas estejam rodando com o mesmo clock.
Você pode até mesmo calcular o tempo que a memória demora até começar entregar os dados. O período de cada pulso de clock pode ser facilmente calculado através da fórmula:
T = 1 / f
Assim o período de cada pulso de clock de uma memória DDR3-1333 trabalhando a 1333 MHz (666,66 MHz) é de 1,5 ns (ns = nanossegundo; 1 ns = 10-9 = 0,000000001 s). Tenha em mente que você precisa usar o clock real, que é metade do clock rotulado. Dessa forma esta memória DDR3-1333 demoraria 10,5 ns para começar entregar os dados, caso ela tivesse um CL=7 (7 x 1,5 ns), ou 13,5 ns, caso ela tivesse um CL=9 (9 x 1,5 ns), por exemplo.
As memórias (RAM) síncronas (as memórias com tecnologia DDR são deste tipo) implementam o modo burst (rajada), onde um dado seguinte ao primeiro dado solicitado demora apenas um pulso de clock para ser entregue pela memória, desde que este dado esteja localizado em um endereço logo após o endereço do dado atual. Com isso, enquanto o primeiro dado demoraria a quantidade de pulsos de clock da latência do CAS para ser entregue, o próximo dado seria entregue logo após o dado que acabou de sair da memória, não tendo de esperar outro ciclo de latência do CAS. Além disso, as memórias com tecnologia DDR fornecem dois dados por pulso de clock, e por isso que elas são rotuladas com o dobro do seu clock real.
-
5
-
1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora