Introdução
O Apple III (ou, mais corretamente, Apple ///), codinome “Sara”, foi lançado em 1980 para ser um computador “de escritório”. Neste tutorial vamos dar uma olhada no hardware deste equipamento e entender porque ele foi o primeiro fiasco da Apple.
O Apple III teve três revisões. A primeira apresentava um infame problema de estabilidade, onde o computador travava aleatoriamente sem motivos. Inicialmente achava-se que era problema de superaquecimento, já que o Apple III não tinha ventoinhas e não havia espaço suficiente para o ar circular dentro do computador (os primeiros computadores da Apple não tinham ventoinhas porque Steve Jobs achava que elas eram deselegantes e produziam ruído; ele queria que os computadores da Apple fossem os mais silenciosos possíveis; os computadores da Apple só passaram a vir com ventoinhas depois que Jobs saiu da empresa). O problema de aquecimento fazia com que os circuitos integrados saíssem de seus soquetes, e também criava mau contato entre a placa-mãe e a placa da memória, que não usava conectores banhados a ouro, como deveria. Outro problema com o Apple III era que o circuito de relógio/calendário simplesmente não funcionava. A recomendação da Apple para resolver esses problemas era que os usuários do Apple III levantassem o equipamento cerca de 5 cm e o soltasse, já que isto colocaria os circuitos de volta no lugar. Esses problemas queimaram o filme do Apple III e suas vendas foram horríveis. Mas essas não foram as únicas razões pelas quais este computador foi um fiasco, como explicaremos depois.
Uma versão revisada do Apple III foi lançada no início de 1982, com todos os soquetes substituídos e sem o circuito de relógio/calendário, que passou a ser opcional. Os proprietários da primeira revisão poderiam substituir seus computadores pela versão revisada gratuitamente. O Apple III original tinha 128 kB de memória RAM (chips de +12 V), mas a versão revisada tinha 256 kB (chips de +5 V). Este é o modelo que usamos neste tutorial.
Mais tarde descobriu-se que o problema era na verdade com o processo de fabricação da placa-mãe, que criava contatos onde não deveria. Uma terceira revisão do Apple III, chamada Apple III Plus, foi lançada com uma nova placa-mãe, que vinha novamente com o circuito de relógio/calendário. O seu teclado era bege (a mesma cor do teclado do Apple IIe) em vez de marrom, como nas versões anteriores. A terceira revisão do Apple III teve vida curta, já que foi lançado em dezembro de 1983 e o Apple III foi aposentando em abril de 1984.
Na Figura 1 você pode ver um sistema Apple III “completo”, com o computador na parte inferior, o disco rígido externo de 5 MB opcional (“Profile”) no meio e o monitor de vídeo (“Monitor III”) na parte superior. A saída de vídeo do Apple III usava o formato de vídeo composto, portanto qualquer monitor de vídeo composto funcionaria com ele; o Monitor III também funcionava com qualquer dispositivo com vídeo composto.
Figura 1: Um sistema Apple III “completo”
Na Figura 2, você pode ver o Apple III sozinho.
Figura 2: O Apple III
O Apple III tinha uma unidade de disquete de 5,25” com capacidade para 143 kB. Ele rodava um sistema operacional exclusivo chamado Apple SOS, que significava Sophisticated Operating System ou Sistema Operacional Sofisticado. A Apple queria que as pessoas pronunciassem “SOS” como “sauce” (“apple sauce” ou “molho de maçã”, em português), mas depois do fiasco todo mundo só pronunciava, como piada, S-O-S.
- 1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora