Introdução
O Atari 2600, originalmente lançado como o Atari Video Computer System em 1977, codinome “Stella” e mais conhecido simplesmente como “Atari”, é um dos consoles mais famosos da história dos vídeos games. Até o lançamento do Nintendo Entertainment System (“NES”), o Atari foi o campeão de vendas, com 80% de participação no mercado e com mais de 400 jogos disponíveis para ele. Vamos dar uma olhada no hardware deste equipamento.
A Atari foi fundada em 1972 e, antes de se tornar sinônimo de consoles de vídeo game doméstico, a empresa foi responsável por criar os primeiros arcades, como o Pong (o primeiro arcade da história foi o Computer Space, e foi criado pelos fundadores da Atari em 1971). A Atari também começou com a sua própria linha de computadores pessoais no final dos anos 1970 com o Atari 400 e com o Atari 800. A empresa faliu em 1984, parte por causa da quebra do mercado de vídeo game nos Estados Unidos em 1983, parte por causa da má administração e parte por causa do péssimo trabalho de criação do jogo E.T, o Extraterrestre e da versão do Pac-Man para o Atari 2600. Nós falaremos mais sobre este assunto depois.
Durante a sua existência, o Atari 2600 passou por quatro revisões externas.
O primeiro modelo, lançado em 1977, tinha seis botões do tipo alavanca (“power”, “tv type”, “left difficulty”, “right difficulty”, “game select” e “game reset”), um painel frontal imitando madeira e era chamado “video computer system”. Ele também era conhecido como “seis botões pesado” (“heavy sixer”, em inglês), por causa dos seus seis botões e da sua pesada proteção interna contra interferência eletromagnética. Este modelo era fabricado na fábrica da Atari em Sunnyvale, Califórnia, EUA, e normalmente o número de série tinha uma letra no final.
No ano seguinte, a primeira revisão do Atari 2600 foi lançada, com painéis plásticos laterais mais finos e, portanto, mais leve. Por esse motivo esta revisão também ficou conhecida como “seis botões leve” (“light sixer”, em inglês). Esses consoles eram fabricados em Hong Kong, e esta era a maneira mais fácil de dizer qual modelo você tinha. Este é o modelo que mostraremos neste artigo. A versão “leve” era internamente idêntica à versão “pesada”.
Figura 1: O Atari 2600 “seis botões leve”
Figura 2: A parte traseira do Atari 2600 “seis botões leve”
Em 1980, a Atari lançou um modelo com quatro botões. Neste modelo, os botões de dificuldade dos jogadores foram movidos do painel principal do console para a parte traseira, próximo aos conectores dos controladores, que também foram movidos para cima. Todas as letras no console foram alteradas de caixa baixa para caixa alta.
E, finalmente, em 1982, a Atari lançou a última revisão do Atari 2600. O gabinete era todo preto, daí o apelido “Darth Vader” para esta revisão. Este foi o único modelo que usou o nome “Atari 2600”, já que as três versões anteriores eram chamadas “Video Computer System” ou simplesmente “VCS”. O nome mudou porque a Atari lançou, no mesmo ano, o Atari 5200, uma versão que deveria ser supostamente o sucessor do 2600, mas o tiro saiu pela culatra porque os dois (pelo menos inicialmente) eram incompatíveis entre si. Este modelo também vinha com o jogo “Pac Man” além do “Combat”, que era o jogo incluso nas revisões anteriores.
Também foram lançados vários clones e versões fabricadas por outras empresas, sobre as quais não falaremos aqui. Diferentemente de outras empresas da época, a Atari permitia que outras companhias projetassem e lançassem suas próprias versões do Atari 2600. Esta foi uma das razões que permitiu ao Atari 2600 se tornar o console de vídeo game líder no final dos anos 1970 e início dos anos 1980. A outra razão foi que a Atari permitia que outras empresas desenvolvessem jogos para o 2600.
O Atari 2600 vinha com um par de joysticks e um par de “paddles” (controladores analógicos baseados em um potenciômetro). O joystick era um modelo digital, ou seja, ele tinha um interruptor para cada direção que você quisesse mover. Você poderia mover o joystick para a direita, mas não poderia dizer o quão à direita gostaria de ir. Os “paddles”, por outro lado, eram controladores analógicos, onde você girava um potenciômetro para dizer o quanto à esquerda ou o quanto à direita gostaria de mover.
Figura 3: O joystick
Figura 4: Os “paddles”
Havia outros tipos de controladores opcionais disponíveis, como o “teclado”, que era um teclado numérico similar ao de um telefone.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora