Introdução
Em fotografia, a lente de uma câmera é o verdadeiro olho para o mundo. É por onde a câmera vê a cena que pretende registrar. A lente é um elemento essencial, necessária para tirar boas fotografias. Então, quando você compra uma nova câmera, você deve sempre verificar o tipo e a qualidade das lentes. Até mesmo uma câmera com um sensor superior e um número adequado de megapixels não irá produzir boas fotografias se a lente for de qualidade inferior.
As lentes podem ser feitas de vidro, de plástico ou de uma combinação de ambos. Você preferirá ficar com lentes de vidro, se for possível, já que o vidro oferece uma clareza muito melhor. Na verdade, a lente às vezes é citada como pura e simplesmente o "vidro".
Pequenas câmeras automáticas (point-and-shoot) e de médio alcance vêm com uma lente que é embutida na câmera. Uma câmera digital SLR (Single Lens Reflux), de lentes intercambiáveis, conhecida também como ‘manual’, vai dar-lhe a capacidade de mudar as lentes para usar lentes diferentes para diferentes ocasiões. As câmeras SLR às vezes são vendidas sem lente, ou seja, apenas o corpo. Algumas vezes elas vêm com um kit de uma ou duas lentes para você começar e, em seguida, você pode comprar lentes adicionais conforme sua necessidade.
As lentes de câmeras SLR frequentemente custam mais do que o corpo da câmera em si. Verdade seja dita, no entanto, a lente, se manuseada corretamente, irá durar mais tempo do que a câmera em si. Então a maioria dos fotógrafos vê o custo das lentes como um investimento.
Esteja ciente de que quando você compra uma câmera digital SRL você deverá comprar um tipo de lente que vai caber naquela câmera específica. Por exemplo, se você comprar o corpo de uma câmera Canon, vai precisar usar lentes Canon. O mesmo se pode dizer da Nikon. Já a Olympus usa lentes de Zuiko.
Uma das principais diferenças está no encaixe da lente. Este é o ponto de ligação entre a lente e a câmera. Cada fabricante tem seu próprio tipo de encaixe de lente. Alguns fabricantes de lentes, como a Zeiss, têm diferentes linhas de lentes que irão caber em câmeras SLR da Nikon, da Canon, da Samsung. Eles fazem isso através da criação de cada uma das lentes com o tipo de encaixe usado por cada fabricante diferente. Em alguns casos, as lentes de câmeras digitais têm também que coordenar com o tamanho do sensor. Então uma câmera 4/3 (formato das SLR) pode usar lentes diferentes das usadas em uma câmera digital full-frame (tamanho de uma película de 35 mm, comparada ao tipo mais comum de câmera de filme).
As lentes são criadas especificamente para câmeras digitais. Aquelas produzidas para câmeras de filme 35 mm podem até encaixar no corpo de uma câmera digital, No entanto, na maioria dos casos, a lente de 35 mm é um pouco maior e deixa entrar um pouco mais de luz no corpo da câmera, causando um inaceitável efeito halo. Como a maioria dos sensores SLR é menor do que o formato 35 mm, normalmente existe também um recorte da imagem quando comparada a imagens de uma câmera de filme. Esses problemas, em geral, são tão graves que você vai querer comprar lentes que foram criadas especificamente para uma câmera digital.
Existem vários tipos de lentes comuns: grande angular, normal, teleobjetiva, especial e zoom. Neste tutorial vamos cobrir alguns dos aspectos mais importantes de uma lente, incluindo os tipos de lentes, distância focal e abertura.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora