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Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Lentes De Câmera Digital


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Tudo Que Você Precisa Saber Sobre Lentes De Câmera Digital

Distância Focal

A distância focal é uma medida que indica a intensidade em que a luz converge ou se concentra. Quando raios paralelos de luz atingem uma lente concentrada no infinito, eles convergem para um ponto chamado de ponto focal. A distância focal da lente é a distância do centro da lente até aquele ponto focal. Uma maneira simples de ver essa relação é pensar que a distância focal é igual à distância da imagem para um assunto distante (infinito). Para focalizar em qualquer coisa mais próxima do que o infinito, a lente deve ser deslocada para mais longe do sensor. É por isso que a lente se torna mais longa quando você gira o anel de focagem.

Colocando de maneira simples, distância focal é quanto a câmera consegue ver. Uma distância focal de cerca de 50 mm imita o que o olho humano vê e dá um ponto de vista mais "natural". A distância focal de 35 mm ou menos é considerada grande angular e permite que mais do assunto seja visto. Já uma distância focal de 70 mm ou mais é considerada teleobjetiva e mostra menos do assunto. A tabela abaixo mostra essas informações em perspectiva.

Distância Focal (equivalente a 35mm)

Lente

Menos de 21 mm

Super grande angular

21 mm - 35 mm

Grande angular

35 mm - 70 mm

Normal

70 mm - 135 mm

Teleobjetiva

135 mm - 300 mm

Super teleobjetiva

Um outro termo que é comum em fotografia e em descrições de lentes é o ‘número f’. Por causa da letra "f", você poderá pensar que ele se refere à distância focal, mas o número f refere-se à abertura da lente, assim como à distância focal. O número f é a relação entre o diâmetro da abertura e a distância focal da lente. O número f é normalmente escrito como algo do tipo f/8, o que significa que o diâmetro de abertura é 1/8 da distância focal. É também muitas vezes escrito com dois pontos. Então f/8 é a mesma coisa que 1:8.

Abertura é uma outra nomenclatura comum em fotografia. A abertura de uma lente é a quantidade de luz que a lente permite chegar ao sensor. Em lentes SLR, a abertura é, normalmente, um intervalo que indica a menor e a maior quantidade de luz que a lente pode acomodar ao abrir e/ou fechar.
 
Ao contrário do que pode parecer lógico para os amadores, uma abertura maior tem número f mais baixo e uma abertura menor tem número f mais alto. Lentes com aberturas maiores são frequentemente consideradas mais rápidas porque a velocidade do obturador pode ser tornada mais rápida para a mesma exposição. Uma abertura menor significa que os objetos podem ser focalizados sobre um alcance de distância mais amplo, que também é conhecida como profundidade de campo.

Aqui está o que você precisa lembrar. Números f mais elevados têm menor tamanho de abertura, exigem velocidades mais lentas do obturador e acomodam uma maior profundidade de campo. Números f baixos têm maiores aberturas, exigem velocidades mais rápidas do obturador e têm uma profundidade de campo mais restrita.

Os números que você vê ao lado de uma lente são geralmente semelhantes ao que vemos na lente Olympus mostrada na Figura 1. 14-42 mm é a distância focal e 1:3.5-5.8 é a abertura.

Lentes
Figura 1: Indicações na lente.


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Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Parabéns, bem esclarecedor para o público iniciante em fotografia.

Aproveitando o tópico para puxar a orelha da Kodak que vende suas câmeras linha Z aqui no Brasil mas não vende as lentes Grande angular e Tele foto que apresentam como acessórios...

Eu já procurei em todo o Brasil e os caras da própria Kodak nem conhecem essas lentes, uma falta de respeito com o consumidor.

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Gostaria de fazer uma correção. O artigo diz:

"As lentes são criadas especificamente para câmeras digitais. Aquelas produzidas para câmeras de filme 35 mm podem até encaixar no corpo de uma câmera digital, No entanto, na maioria dos casos, a lente de 35 mm é um pouco maior e deixa entrar um pouco mais de luz no corpo da câmera, causando um inaceitável efeito halo. Como a maioria dos sensores SLR é menor do que o formato 35 mm, normalmente existe também um recorte da imagem quando comparada a imagens de uma câmera de filme. Esses problemas, em geral, são tão graves que você vai querer comprar lentes que foram criadas especificamente para uma câmera digital."

Começemos pelo tamanho do sensor digital. Este pode ser menor (formato APS ou 4/3) ou igual a um filme 35mm (full-frame).

As lentes "digitais" criadas para formatos menores não funcionarão em câmeras full-frame (35mm) porque a imagem produzida pela objetiva é menor do que o formato 35mm, criando-se assim vinhetas nas bordas do sensor e, consequentemente, na imagem.

Mas o contrário é perfeitamente aceitável, pois a imagem criada por uma objetiva para full-frame é bem maior do que a área do sensor APS ou 4/3. Na verdade, teoricamente esta é a melhor combinação, pois o sensor menor aproveita o "sweet spot" da objetiva maior, que é a parte central.

Abraços

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Gostaria de fazer uma correção. O artigo diz:

...

Começemos pelo tamanho do sensor digital. Este pode ser menor (formato APS ou 4/3) ou igual a um filme 35mm (full-frame).

As lentes "digitais" criadas para formatos menores não funcionarão em câmeras full-frame (35mm) porque a imagem produzida pela objetiva é menor do que o formato 35mm, criando-se assim vinhetas nas bordas do sensor e, consequentemente, na imagem.

Mas o contrário é perfeitamente aceitável, pois a imagem criada por uma objetiva para full-frame é bem maior do que a área do sensor APS ou 4/3. Na verdade, teoricamente esta é a melhor combinação, pois o sensor menor aproveita o "sweet spot" da objetiva maior, que é a parte central.

Abraços

Lembrando que é aceitável mas que a lente terá uma distância focal diferente. A distância focal dela será multiplicada por um fator X (depende do tamanho do sensor da câmera). Dependendo do equipamento uma lente de 30 mm (para filme 35 mm) seria uma lente de 50 mm para uma maquina digital com sensor menor. Para lentes "tele" isso pode ser um fator interessante, mas para as lentes wide é algo extremamente negativo.

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No fim das contas, posso ou não usar lentes de câmeras SLR ótico-mecânicas (câmera analógica é muito esquisito...) em câmeras digitais?

Pergunto porque pretendo comprar uma Pentax K2000D, uma vez que meu pai tem uma SLR clássica, a Pentax K1000, com um conjunto de lentes bastante razoável. Alguma luz? (com trocadilhos, por favor.)

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Caro Berus,

Muito provavelmente você poderá usar as lentes antigas na K2000D. Mas talvez o autofoco das lentes (se tiver) não funcione.

Veja mais em: http://en.wikipedia.org/wiki/Pentax_K_mount

Abraços

Berus,

Sobre a outra questão: as fabricantes tradicionais criaram as DSLRs pensando na compatibilidade com lentes feitas anteriormente. Portanto, lentes e câmeras de mesmo encaixe (mount, em inglês) são compatíveis. Mas às vezes alguns recursos, como o autofoco podem ser perdidos. Conheço um cara que tem uma Nikon D300 e uma dúzia de lentes "analógicas".

Você também pode usar adaptadores para encaixar lentes e câmeras incompatíveis, mas perde-se o autofoco.

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Eu não acho, tenho certeza que o auto-foco não irá funcionar. Mas, para mim, este é o menor dos problemas... :D

Desde que eu consiga reaproveitar as lentes do meu velho, para mim está valendo. Se eu quiser auto-foco, vai ser para atividades mais corriqueiras, daí eu uso a lente que já vem com a câmera.

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Gostaria de fazer uma correção. O artigo diz:

"As lentes são criadas especificamente para câmeras digitais. Aquelas produzidas para câmeras de filme 35 mm podem até encaixar no corpo de uma câmera digital, No entanto, na maioria dos casos, a lente de 35 mm é um pouco maior e deixa entrar um pouco mais de luz no corpo da câmera, causando um inaceitável efeito halo. Como a maioria dos sensores SLR é menor do que o formato 35 mm, normalmente existe também um recorte da imagem quando comparada a imagens de uma câmera de filme. Esses problemas, em geral, são tão graves que você vai querer comprar lentes que foram criadas especificamente para uma câmera digital."

Começemos pelo tamanho do sensor digital. Este pode ser menor (formato APS ou 4/3) ou igual a um filme 35mm (full-frame).

As lentes "digitais" criadas para formatos menores não funcionarão em câmeras full-frame (35mm) porque a imagem produzida pela objetiva é menor do que o formato 35mm, criando-se assim vinhetas nas bordas do sensor e, consequentemente, na imagem.

Mas o contrário é perfeitamente aceitável, pois a imagem criada por uma objetiva para full-frame é bem maior do que a área do sensor APS ou 4/3. Na verdade, teoricamente esta é a melhor combinação, pois o sensor menor aproveita o "sweet spot" da objetiva maior, que é a parte central.

Abraços

Pelo que vi voce entende de lentes, o que muda em uma lente samsung para uma lente Shneider Krauznich (Não sei se está escrito certo) para usuário doméstico tem diferença?

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As objetivas alemãs têm excelente reputação. Então a princípio as lentes Carl Zeiss, Leica ou Schneider são melhores do que as lentes Samsung, Sony, etc.

As japonesas com anos de experiência também são boas (Canon, Nikon, Pentax, Olympus).

Tome isso como uma orientação geral, porque a qualidade varia de modelo para modelo.

Para o usuário doméstico, isso tem relevância somente se você for exigente e quiser qualidade em nível de pixel (100% na tela), ou grandes ampliações no papel. Do contrário compre o mais barato.

Estou presumindo que você vai comprar uma câmera normal. Se você for comprar câmera e lentes intercambiáveis, veja sites especializados que testam modelos específicos (procure por lenses reviews no Google).

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Ops,

Tenho uma dúvida.

PRetendo comprar uma camera Superzoom, tipo Lumix FZ35 ou a Canon Sx20.

Bom vi que precisarei, não necessariamente, de alguns filtros (UV, polarizador...) bom também vi que possuem dois tipos de lentes adicionais. Tele Objetiva de 2x e Grande Angular, que me esqueci da proporção.

BOm como estas cameras possuem 18x de zoom optico, ao aclopar uma outra lente tele de 2x junto a esta lente, qual relação de comparação eu tenho. A camera passaria a ter 2x a mais (Ex. FZ35 tem 18x + lente 2x = 20x no total) ou ela multiplicaria por dois e alcançaria a seguinte relação (Ex. FZ35 tem 18x * 2x = 36x no total)?

Me ajudem a entender como é esta relação/proporção do zoom optico da cam + lente 2x.

Obrigado.

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Ops,

Tenho uma dúvida.

PRetendo comprar uma camera Superzoom, tipo Lumix FZ35 ou a Canon Sx20.

Bom vi que precisarei, não necessariamente, de alguns filtros (UV, polarizador...) bom também vi que possuem dois tipos de lentes adicionais. Tele Objetiva de 2x e Grande Angular, que me esqueci da proporção.

BOm como estas cameras possuem 18x de zoom optico, ao aclopar uma outra lente tele de 2x junto a esta lente, qual relação de comparação eu tenho. A camera passaria a ter 2x a mais (Ex. FZ35 tem 18x + lente 2x = 20x no total) ou ela multiplicaria por dois e alcançaria a seguinte relação (Ex. FZ35 tem 18x * 2x = 36x no total)?

Me ajudem a entender como é esta relação/proporção do zoom optico da cam + lente 2x.

Obrigado.

É melhor pensar no comprimento focal, mensurado em mm. Se não me engano a Lumix começa com 28mm. Multiplique por 18x e você descobrirá a tele, 504mm. Se você usar um conversor 2x, então a tele passará a 1008mm. Se usar um conversor 0.8x, a grande angular passará a 22mm.

Para ter uma noção dessas medidas, veja este simulador: http://imaging.nikon.com/products/imaging/lineup/lens/simulator/index.htm

Lembre-se de que essas câmeras são super versáteis, mas a qualidade da imagem se compara a uma SLR.

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