

Compatibilidade lógica
Após você descobrir que um processador e uma placa-mãe são compatíveis do ponto de vista mecânico e elétrico, você precisa descobrir se eles são compatíveis do ponto de vista lógico, isto é, se o BIOS da placa-mãe é compatível com o processador.
O que muitas vezes acontece é a placa-mãe ter sido lançada antes de um determinado modelo de processador ser lançado, e ela só se torna compatível com este processador após um processo de atualização do BIOS.
Para saber se a placa-mãe é ou não compatível com um determinado processador, busque no Google pelo seguinte: “<marca da placa-mãe> <modelo da placa-mãe> CPU compatibility list”. O primeiro resultado deverá ser a página de suporte do fabricante da placa-mãe contendo a lista de processadores compatíveis com a placa-mãe e indicando, ainda, a partir de qual versão do BIOS o processador é compatível com a placa-mãe.
Se o seu processador for compatível com a placa-mãe desde a primeira versão do BIOS, não há com o que se preocupar: os dois funcionarão juntos de primeira.
Mas se um processador só for compatível a partir de uma determinada versão de BIOS, você deverá descobrir com o lojista qual é a versão do BIOS que vem na placa-mãe que você está comprando. Se você já tem a placa-mãe em mãos, muitas vezes há uma etiqueta sobre o chip do BIOS indicando a versão. Outra alternativa, especialmente se for o caso de um upgrade de processador de um computador que você já tenha, é você ligar o computador e verificar a versão do BIOS através da tela de autoteste do computador (a primeira tela que aparece quando você liga o computador), através do setup da placa-mãe ou então através do software de atualização de BIOS.
Se você instalar um processador em uma placa-mãe que tenha um BIOS incompatível (desatualizado), duas coisas podem ocorrer. O computador pode ligar, mas detectando o modelo incorreto de processador instalado, ou então pode simplesmente não ligar.
Para resolver este problema de compatibilidade, você terá de fazer o seguinte:
- Instalar um processador antigo, compatível com a placa-mãe, caso o computador não ligue
- Fazer a atualização do BIOS para a última versão (veja como em nosso tutorial)
- Trocar o processador pelo modelo novo que você comprou
Se você estiver montando um computador novo, é pouco provável que você tenha um processador antigo compatível com a sua placa-mãe disponível em casa. Por isso, você precisará da ajuda de algum amigo que tenha um processador antigo compatível com a placa-mãe ou levar o processador e a placa-mãe a alguma assistência técnica para eles poderem fazer esta atualização do BIOS. Se você comprar a placa-mãe em uma loja física, pode ser que eles façam essa atualização para você, se você pedir.
-
9
-
3
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora