Esta é a pergunta que a NVIDIA está fazendo hoje. Eles nos acabaram de enviar um e-mail sobre o suporte ao DirectX 10 nos chipsets Intel com vídeo on-board. A conclusão é simples: o suporte ao DirectX 10 não é relevante já que o vídeo on-board não oferece desempenho suficiente para rodar os jogos atuais de qualquer forma! Veja abaixo o e-mail completo que recebemos da NVIDIA (nossa tradução). É uma leitura interessante se você quiser aprender mais sobre o vídeo on-board da Intel.
--- Recebido da NVIDIA em 1º de maio de 2008 ---
A Intel diz que tem suporte ao DirectX 10... Experimente você mesmo...
A Intel prometeu disponibilizar ontem um driver de vídeo suportando DirectX 10, portanto fique de olhos abertos.
Na semana passada uma nova placa-mãe da Intel chegou ao mercado com a Intel afirmando que o motor gráfico GMA X3500 era capaz de rodar jogos DirectX 10.
"A série de placas-mãe DG35EC Classic é construída com vídeo integrado baseado no motor gráfico GMA X3500. Este inclui capacidade de reprodução de vídeo em alta definição sem a necessidade de uma placa de vídeo e é o primeiro motor gráfico a ter suporte ao Microsoft DirectX 10 e ao OpenGL 2.0."
Apesar de termos visto a Intel afirmando que seus chipsets com vídeo integrado possuem suporte ao DirectX 10 desde junho de 2006 com o lançamento de seu chipset G965 (isto não faria com que estas placas-mãe fossem as primeiras a trazer suporte ao DirectX 10?) eles nunca lançaram um driver suportando DirectX 10 no site deles. A boa notícia para aqueles que erroneamente acreditaram que poderiam usar o DirectX 10 nos produtos da Intel é que há um driver que "vazou" na Internet suportando o DX10.
Como a Intel diz que seus chipsets com vídeo on-board são capazes de rodar jogos DirectX 10, nós resolvemos fazer um teste rodando jogos DX10 atuais no chipset G35, para termos algumas "primeiras impressões" do novo driver de vídeo da Intel suportando DirectX 10:
- Call of Juarez @ 1280 x 1024, no AA/AF -- 1.8 fps
- Crysis @ 1280 x 1024, no AA/AF -- 4.4 fps
- World in Conflict @ 1280 x 1024, no AA/AF -- 5 fps
- BioShock @ 1280 x 1024, no AA/AF -- 3.7 fps
- Company of Heroes @ 1280 x 1024, no AA/AF -- 3.6 fps
Resultado: cinco quadros por segundo ou menos em jogos atuais DirectX 10 em uma configuração baixa como 1280 x 1024 sem AA/AF. Engraçado. Em minha concepção o motor GMA X3500 não parece ser capaz de rodar jogos DirectX 10, pelo contrário, ele parece ser incapaz de rodar aplicações DirectX 10. Tenha em mente que com o tempo jogos DirectX 10 tendem a ficar ainda mais "pesados" na medida em que esta interface de programação amadurece e os desenvolvedores colocam mais recursos visuais em seus jogos.
Dizer que o motor GMA 3500 é capaz de rodar jogos DirectX 10 é como dizer que isopor é "capaz de nutrir". Acho que a definição da Intel de "capaz" é diferente da nossa definição...
Equipamento utilizado:
- ASUS P5E-VM HDMI
- Intel G35 chipset
- Driver de vídeo 7.14.10.1451
- Intel Core 2 Duo CPU E6550 @ 2337.6 MHz (7.0 x 333.9 MHz) - Conroe
- 2x1024 MBytes (2048 MBytes)
- Windows Vista Ultimate SP1 32 bits
- 1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora