Ir ao conteúdo

Placa-mãe ASUS TUF B360M-PLUS GAMING/BR

       
 16.705 Visualizações    Primeiras Impressões  
 3 comentários

A TUF B360M-PLUS GAMING/BR é uma placa-mãe intermediária da ASUS para processadores Core i de oitava geração, fabricada no Brasil e com componentes de certificação militar. Confira!

Placa-mãe ASUS TUF B360M-PLUS GAMING/BR
Rafael Coelho Editor-chefe do Clube do Hardware

Introdução

A ASUS TUF B360M-PLUS GAMING/BR é uma placa-mãe intermediária soquete LGA1151 fabricada no Brasil, baseada no novo chipset Intel B360, suportando os processadores Core i de oitava geração (Coffee Lake), com componentes com certificação de nível militar. Ela traz um slot PCI Express 3.0 x16, quatro soquetes para memória DDR4, seis portas SATA-600 e dois slots M.2. Vamos dar uma boa olhada nela!

O novo chipset B360 é o modelo intermediário da série da Intel para os processadores Coffee Lake (Core i de oitava geração). As principais diferenças do B360 em relação aos modelos Z370 e H370 são o suporte a apenas doze pistas PCI Express 3.0 controladas pelo chipset (o Z370 tem 24 pistas PCI Express 3.0, enquanto o H370 tem 20), seis portas USB 3.0 (o Z370 suporta dez portas USB 3.0, e o H370 oito), a ausência de suporte a RAID (o Z370 e o H370 oferecem este suporte) e a impossibilidade de dividir as linhas do slot PCI Express 3.0 x16 em dois ou mais slots trabalhando a x8/x8 ou x8/x4/x4, recurso presente no Z370. Além disso, o B360 não tem suporte a overclock em processadores desbloqueados (o Z370 é o único que oferece este recurso para esta geração).

Por outro lado, o B360 oferece quatro portas USB 3.1 geração 2 e o suporte à conectividade CNVi (o que significa que ele integra parte do hardware necessário para uma interface Wi-Fi IEEE 802.11ac, bastando apenas um módulo de RF para implementar a rede sem fio). O Z370 não oferece estes recursos.

Assim como os modelos superiores, o B360 oferece suporte à tecnologia Optane da Intel (clique aqui para ler nossa análise da memória Optane), às tecnologias Smart Response (que permite utilizar um SSD como cache para o disco rígido principal), Smart Connect (que permite que o computador receba e-mails e atualize páginas mesmo em modo de suspensão) e Rapid Start (inicialização mais rápida).

É interessante citar que a linha TUF (The Ultimate Force) da ASUS diferencia-se por utilizar componentes (bobinas, capacitores e MOSFETs) com certificação de nível militar, o que segundo o fabricante traz maior durabilidade à placa-mãe. A placa-mãe analisada é um dos primeiros modelos da linha TUF fabricados no Brasil.

Você confere a placa-mãe ASUS TUF B360M-PLUS GAMING/BR na Figura 1. Ela usa o padrão microATX, medindo 231 x 244 mm.

ASUS-TUF-B360M-PLUS-GAM-BR-01.jpg

Figura 1: placa-mãe ASUS TUF B360M-PLUS GAMING/BR

Compartilhar

  • Curtir 3


  Denunciar Artigo

Comentários de usuários


Mais um momento que você chora por morar no Brasil. Fico pensando o que nós temos de diferente além da "malandragem" ( no mau sentido, porém não todos. ). 

Screenshot_2.png

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma pequena notável.
Interessante este VRM 4+1, e interessante uma plaquinha bacana destas ser nacionalizada.

Compartilhar este comentário


Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×