Artigo de minha autoria publicado originalmente no site WePC. Traduzido e republicado com autorização.
---
Os notebooks substituirão os computadores de mesa? Esta é uma pergunta recorrente e parece que todo mundo tem uma opinião sobre o assunto. Deixe-me compartilhar a minha.
Não há dúvida de que para o usuário comum que quer um computador apenas para rodar aplicações de escritório (editor de texto, planilha eletrônica, etc) e acessar a Internet os notebooks são excelentes substitutos para os computadores de mesa. Os benefícios desta migração são óbvios: menos espaço é necessário na mesa, capacidade de transportar o computador para qualquer lugar e menor consumo de energia.
Os notebooks também têm desvantagens em relação aos computadores de mesa, e são baseados nessas desvantagens – na verdade algumas delas não passam de mitos – que muitos usuários relutam em abrir mão dos computadores de mesa e usar apenas notebooks. Vejamos:
- Você não pode fazer upgrade em um notebook: Isto é parcialmente um mito. Normalmente você pode instalar mais memória e/ou substituir o disco rígido de um notebook. Alguns modelos oferecem inclusive slots de expansão, tais como Express Card. A única área em que esta declaração ainda é verdadeira é em relação à placa de vídeo, que tradicionalmente não pode ser instalada ou substituída em um notebook. Mas, você pode vender seu notebook antigo no Mercado Livre e comprar um novo para melhor desempenho em jogos. Claro que se você é do tipo de usuário que quer abrir o micro e brincar com as peças internas então um notebook simplesmente não serve para você (pelo menos como computador principal)!
- Você não pode rodar jogos em um notebook: Bem, você não pode rodar jogos em um computador simples com vídeo on-board, portanto do que você está reclamando? O problema é que em um micro de mesa você pode instalar uma boa placa de vídeo para ter uma máquina para jogos decente, o que não é possível de fazer em um notebook. Portanto a diferença é que se você quiser rodar jogos em um notebook você terá de pensar nisso antes de decidir qual é o modelo certo para você. O mercado mudou um pouco no ano passado e você pode agora ter um notebook com um desempenho em jogos similar ao de um computador de mesa – ou ainda melhor, dependendo do micro que você esteja comparando. Mas você terá que pagar mais por isso, obviamente.
- Os notebooks têm desempenho inferior: Mito. Se você tem um notebook com uma configuração topo de linha e compará-lo com um micro simples, o notebook será mais rápido! Portanto tudo depende da configuração escolhida. A única área onde os notebooks são tradicionalmente deficientes é no desempenho em jogos, mas isto está mudando.
- A tela do notebook é muito pequena: Isto é um mito. Existem modelos com telas realmente grandes no mercado. O único tipo de usuário que os notebooks não são realmente destinados hoje é aquele que quer mais de uma tela (apesar de termos vistos protótipos de monitores com duas telas). Você pode resolver isso, no entanto, instalando um monitor LCD externo e configurando seu notebook para usar o segundo monitor como uma extensão da sua área de trabalho no Windows. Isto também funciona em computadores de mesa com dois monitores.
- O teclado do notebook é muito pequeno: Puro mito. Você pode simplesmente comprar um teclado USB ou Bluetooth (caso o seu notebook suporte esta tecnologia) para resolver este problema. Usar um notebook com um teclado externo continua ocupando menos espaço do que um computador de mesa.
- Os notebooks são mais caros do que os computadores de mesa: Os preços dos notebooks têm caído muito ao longo dos anos e na verdade existem bons notebooks simples que são mais baratos do que computadores “honestos”. Na área dos topo de linha os notebooks com bons chips gráficos para jogos tendem a ser mais caros do que computadores de mesa com uma configuração equivalente, mas a diferença de preço não é tão grande como costumava ser há alguns anos.
Portanto o que realmente impede que mais pessoas migrem dos computadores de mesa para os notebooks é, em minha opinião, elas entenderem que o mercado mudou muito nos últimos anos e que suas opiniões a respeito dos computadores portáteis provavelmente são baseada nos mitos criados em um tempo onde eles poderiam realmente ter sido verdade.
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora