Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Traffic shaping: uma afronta à neutralidade da rede


     70.485 visualizações    Redes    12 comentários
Traffic shaping: uma afronta à neutralidade da rede

Como descobrir se sua rede está tendo traffic shaping

Quando sua Internet parece ruim o que você faz? Testa. E é ai o traffic shaping dificulta nossa vida. Como na célebre frase de Charles Baudelaire: “A maior façanha do Diabo foi convencer a todos que ele não existe”. Este poderia ser o slogan do traffic shaping. Quando sua rede está recebendo filtragem, os filtros sempre são preparados de forma que sites e ferramentas de teste, ao menos as mais comuns e conhecidas, não sejam afetadas ou possam até mesmo ser beneficiadas.

Dessa forma, se você está vendo um vídeo no Youtube, sente que ele está travando mais do que o normal e corre para um site de teste como o SIMET, Minha Conexão, RjNet, Brasil Banda Larga, Speed Test etc., ao testar sua rede geralmente descobre que ela está com a velocidade excelente. Isso por que o traffic shaping é uma espécie de serviço de QoS do mal. Ao mesmo passo que ele pode reduzir a banda de um site ou serviço, pode melhorá-la para outros, como os sites de teste.

Assim, você fica com uma conexão ruim, mas se for reclamar junto à Anatel, não terá provas. Logo, a não ser a que operadora tenha cometido um erro e colocado um filtro que afete os sites de teste de forma negativa, verificar a velocidade da sua Internet através desses sites não vai indicar que sua rede está sendo afetada pelo traffic shaping. Uma alternativa seria tentar usar sites pouco conhecidos e do exterior e torcer para eles caiam nas regras de redução de velocidade, mas eles podem ser menos precisos, pois outros fatores podem interferir na medição de velocidade, como passar por redes de outras operadoras, quantidade de saltos muito alta, tipos variados de meio de transmissão, distancia física etc. Além disso, para abrir uma reclamação oficial, o teste precisa ser de um site homologado pela Anatel, como o Brasil Banda Larga ou o SIMET.

Ainda sim, existem ferramentas desenvolvidas para caçar o traffic shaping. Entre elas está o Measurement Lab (M-Lab).

O M-Lab é o resultado de um esforço conjunto de colabores do Google, faculdades e laboratórios de tecnologia com o intuito especifico de realizar testes de desempenho e confiabilidade das conexões de Internet.

Entre os testes que o M-Lab oferece, estão o Glasnost e o Neubot, que são ferramentas especificas para testar o traffic shaping e o desempenho geral da sua conexão.

Com o Glasnost é possível testar em tempo real se sua rede tem algum tipo de limitador ativado, já com o Neubot, um cliente é instalado e faz testes periódicos, verificando se existe casos de traffic shaping disparados por horários ou outros gatilhos.

É importante frisar que, apesar de essas ferramentas serem altamente desenvolvidas para esses testes, existe uma grande possibilidade de sua rede estar com traffic shaping e não ser capturada pelos testes.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Ótimo artigo, muito bem feito e explicativo!

 

Sofro com o traffic shaping da NET Virtua pelo youtube. Provavelmente com alguns outros sites isso acontece também, devido à lentidão de carregamento das páginas. Tenho internet de 30mb, que com certeza consegue carregar vídeos em 4k tranquilamente. Mas não com a NET.

 

De algum período da manhã (provavelmente umas 8:00) até as 0:00, ela limita totalmente meu tráfego. Quando meço a velocidade por sites como Minha Conexão, etc, a internet demonstra os 30mb, no talo! Já na prática, consigo usar somente de 4 a 8mb para carregar os vídeos, que às vezes nem em HD carrega. Download de aplicativos pela Google Play acontece a mesma coisa, mas puxa somente 1mb. Consegui monitorar isso com o gerenciador de tarefas do Windows 8.1 e Windows 10, na aba 'desempenho'. Entrei em contato com a NET, mas como sabem, não existem profissionais competentes para resolver o problema. Nem sabem o que é traffic shaping.

 

Consegui um método um pouco diferente para identificar e provar o traffic shaping. Instalei o Hola VPN no chrome, que pode ser ativado em um certo domínio de sua preferência (no meu caso, ativei para o youtube, lógico). Quando ligo esse VPN, os vídeos carregam normalmente, puxando de 20 a 30mb, segundo o gerenciador de tarefas. A diferença é gigantesca e impressionante. 

 

Não sei se tem muito a ver, mas medi o ping pelo CMD de sites conhecidos como o Google, Youtube, etc. O ping fica a 130ms, não sendo menor que isso.

 

Ainda não contactei o PROCON, mas pretendo. Por enquanto, só assisto vídeos com o Hola VPN.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Traffic shapping.... eis uma coisa que realmente odeio na internet.

Pior ainda é quando a "filhadumarampeira" das operadoras diminuem a velocidade da sua internet para games/torrents mas para youtoba/facebosta/uatisapi a velocidade é o dobro do contratado..... aí eu fico extremamente p***, ou ferre toda a internet de uma vez ou não mexa nela, mas direcionar banda é demais.... (alô telefônica/vivo/gvt é com vocês mesmo que falo)

 

Mas o legal mesmo foi eu avacalhar o gerente regional da telefônica/vivo e gvt quando eles vieram oferecer link dedicado 100 Mbps por fibra no meu trabalho, simplesmente disse "Vocês querem cobrar 10 mil reais pelo link sabendo que não vão entregar 100% do contratado e ainda irão fazer traffic shapping? Vão enganar outro trouxa", depois dessa meu gestor não aceitou pagar mais que 6 mil reais no link.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, cara.. é tenso demais!! Pior que entrei em contato com eles, técnicos vieram 3x aqui em casa pra falar que nem sabe de ***** nenhuma.. Consegui falar com um dos gerentes da NET da minha cidade, mandei vídeos pra ele e as explicações, e o burro não conseguia entender mesmo assim, e dava umas respostas retardadas. Falou que iam trocar uns cabos lá e pediu pra eu entrar em contato de novo pra falar se tava funcionando. Falei que não estava, depois ele só disse que não poderia fazer nada. Vou tentar entrar em contato com a ANATEL, PROCON, com a mãe Diná, todo mundo pra ver se essa ***** resolve.

 

Valeu aí!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fico feliz que o pessoal tenha gostado do artigo. É importante que o máximo de pessoas efetuem os testes para  a gente ter uma noção de como é isso no Brasil e ter argumentos para levar  para a Anatel nossas queixas.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Excelente artigo, parabéns ao autor.

Aqui na minha cidade a operadora faz traffic shaping, mas 90% dos clientes nem dão bola. Tenho um amigo que trabalha em uma grande empresa aqui da cidade, e ele me contou que durante o período da manhã e tarde (que é quando a empresa está funcionando) a operadora limita a conexão de muitos usuários (aqueles que só usam pra acessar o Facebook pela noite e trabalham de dia) e joga toda a banda pra lá. No fim da tarde quando acaba o expediente eles devolvem a banda normalmente para os usuários. Acho isso ridículo, os preços que são cobrados aqui já são horríveis (pago R$ 60 por 2MB), pelo menos teriam que fornecer a banda contratada 24/7, é o MINÍMO que deveriam oferecer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É tenso mesmo. Daí cada um  tem buscar sua forma de descobrir se estão sendo limitados ou não. Aqui eu tento fazer meus testes e as vezes também sofro  com algum tipo de limitação. Contudo, acho que quem tem conexões boas mesmo (para o padrão brasileiro) e que deve ser mais limitados. Mas é só acho mesmo.... 1mbps vs 30 mbps (exemplo dentro da própria operada)? Sera que o provedor trata os dois da mesma  forma?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como moramos em um país de ideologia corrupta e não temos vocação para fazer valer nossos direitos porque o interesse do povo é apenas por novelas, jogo de futebol, carnaval, faustão, enfim só imundicies que não acrescentam nenhum valor a não ser financeiro para as emissoras e seus personagens.

Li  todas as respostas principalmente quando o assunto é denunciar a Anatel, assunto que me dá nojo, sabendo que é uma instituição inerte que só funciona no tranco, quando funciona, posso falar porque tenho umas 25 reclamações por lá.

Essa "coisa" existe para impor regras e fiscalizar os prestadores de serviços mas como se vemos no mensalão, petrolão, BNDES e outros, não devemos esperar grandes coisas dessa tal de Anatel.

Porque digo isso? Simples, primeiro que não deveria nem haver denúncia para haver uma fiscalização, esta deveria ser espontânea, já que esse pessoal também são assinantes, talvez como cortesia das empresas; depois de pegar uma pessoa no meio desse grande universo de assinantes e fazer uma reclamação, se ela agir em favor desse consumidor, será apenas e exclusivamente para quem reclamou, quando deveria obrigar a todas a se adequar a todos usuários, mas não faz isso, ou seja, não reclamou, é por que está satisfeito.

Até 2014 as operadoras eram obrigadas a pelo menos garantir 40 % dos serviços, mas voce é obrigado a pagar 100 %, bela contrapartida para o consumidor, parece que agora tem que fornecer 80 %, mas que outra atividade tem o privilégio de fazer isso, voce contrata um pintor, ele pinta 3 paredes da sala e deixa uma sem pintar????

Então não esperem nada desse governo corrupto nojento nem de suas agências reguladoras, principalmente pelas "teles" que foram privatizadas a toque de caixa pelo FHC, regada de propinas para todos, constituidas de clausulas leoninas tipo podem reajustar acima de inflação, e por ai vai.

Obs: Todas reclamações que registri na Anatel, bem como em todos locais, são bem fundamentadas com documentos, e-mails, prints, e mesmo assim é raro dar ganho de causa...infelizmente aqui é o paraiso dos corruptos, ladrões, piratas e toda escória possível.

 

Garantia 40: Anatel obriga provedores de internet a fornecer, no mínimo, 40% da velocidade contratada

 

Garantia 80: https://tecnoblog.net/168730/anatel-velocidade-contratada-banda-larga-80/

 

Obs: Não quero politizar esse tópico, mas tem tudo a ver, vejam por exemplo a omissão do ministro do STF quanto a regra de votação na câmara, para justificar se voto e  beneficiar seus asseclas.

 

Em 22/12/2015 at 09:37, Angelo Manzan disse:

Ótimo artigo, muito bem feito e explicativo!

 

Sofro com o traffic shaping da NET Virtua pelo youtube. Provavelmente com alguns outros sites isso acontece também, devido à lentidão de carregamento das páginas. Tenho internet de 30mb, que com certeza consegue carregar vídeos em 4k tranquilamente. Mas não com a NET.

 

De algum período da manhã (provavelmente umas 8:00) até as 0:00, ela limita totalmente meu tráfego. Quando meço a velocidade por sites como Minha Conexão, etc, a internet demonstra os 30mb, no talo! Já na prática, consigo usar somente de 4 a 8mb para carregar os vídeos, que às vezes nem em HD carrega. Download de aplicativos pela Google Play acontece a mesma coisa, mas puxa somente 1mb. Consegui monitorar isso com o gerenciador de tarefas do Windows 8.1 e Windows 10, na aba 'desempenho'. Entrei em contato com a NET, mas como sabem, não existem profissionais competentes para resolver o problema. Nem sabem o que é traffic shaping.

 

Consegui um método um pouco diferente para identificar e provar o traffic shaping. Instalei o Hola VPN no chrome, que pode ser ativado em um certo domínio de sua preferência (no meu caso, ativei para o youtube, lógico). Quando ligo esse VPN, os vídeos carregam normalmente, puxando de 20 a 30mb, segundo o gerenciador de tarefas. A diferença é gigantesca e impressionante. 

 

Não sei se tem muito a ver, mas medi o ping pelo CMD de sites conhecidos como o Google, Youtube, etc. O ping fica a 130ms, não sendo menor que isso.

 

Ainda não contactei o PROCON, mas pretendo. Por enquanto, só assisto vídeos com o Hola VPN.

voce sabe disso?

 

O fundador do serviço Hola, Ofer Vilenski disse que o site “sempre deixou claro” como este modelo de negócio funciona, mas os usuários do Hola parecem que quase universalmente ignoram o fato de que a sua largura de banda estava sendo vendida. No entanto, o TorrentFreak aponta que o site “só recentemente” acrescentou detalhes explicando o papel do serviço Luminati no processo.

A preocupação para alguns usuários é de que o serviço não está apenas sugando sua largura de banda, mas que a sua conexão pode ter sido usada para fins ilegais. No caso do ataque DoS contra o 8chan, Vilenski confirmou o incidente ao afirmar que o atacante “poderia ter usado qualquer rede VPN comercial, mas optou por fazê-lo com a nossa” e teve agora a sua conta encerrada. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse fundamente de traffic shaping explica o que deve estar acontecendo na minha rede. Usei por 3 anos GVT de 10mb aqui em Recife sem problema nenhum e apenas elogios à operadora. Youtube, internet em geral e jogos online voavam. Baseado nessa confiança aumentei meu link para 15mb e aí começaram os problemas. A conexão começou a ficar nitidamente mais lenta, chegava a ter quedas de conexão principalmente nos finais de semana e absurdamente aos domingos. Liguei, reclamei, 4 técnicos foram ao local (sou técnico em redes de computadores pelo SENAI) e todos só vinham com o mesmo papo que o link estava ok e que deveria ser problema nas minhas máquinas. Ok, 2 desktops gamer i7 com windows 10 recém instalados, 1 notebook dell i3 com windows 10 recém instalado, i ipad, 2 iphones e 1 android... todos sem qualquer problema ou defeito. percebo que o programa se agrava quando vou jogar, o ping nos servidores começa normal mas depois de algum tempo triplica ou mais. Colocaram um modem nojento da Dlink (lixo) que é pior que meu TG-508. Em janeiro tô de férias e vai ser Anatel neles.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei que o topico já fez um mês de inatividade, mas acho importante apontar: Acho que outro ponto que limita a conexão das pessoas é o modem. Geralmente os modems em concordata das operadoras de banda larga, tem um pessimo roteamento além do que, usam o mesmo canal que de outras operadoras (e até de vizinhos no mesmo canal).

 

O que acontece? Muita "sujeira" na conexão e além de quedas, perda de velocidade. Então podemos citar além de tudo que foi dito que aquele modem que deveria rotear o wi-fi também ajuda. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante ter mencionado esse ponto @eds2008  pois eu já tinha esquecido disso XD

Como puxo a internet do meu vizinho eu até lembro que antes era um modem d-link próprio que a gente instalou e a internet raramente dava problema. Aí deu um raio e o modem morreu (após 6 anos de serviço) e a vivo colocou um outro modem no local.... nem preciso dizer que está uma bela porcaria a internet (entrega um máximo de 80% e reseta IP a cada 24h).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!