

Como descobrir se sua rede está tendo traffic shaping
Quando sua Internet parece ruim o que você faz? Testa. E é ai o traffic shaping dificulta nossa vida. Como na célebre frase de Charles Baudelaire: “A maior façanha do Diabo foi convencer a todos que ele não existe”. Este poderia ser o slogan do traffic shaping. Quando sua rede está recebendo filtragem, os filtros sempre são preparados de forma que sites e ferramentas de teste, ao menos as mais comuns e conhecidas, não sejam afetadas ou possam até mesmo ser beneficiadas.
Dessa forma, se você está vendo um vídeo no Youtube, sente que ele está travando mais do que o normal e corre para um site de teste como o SIMET, Minha Conexão, RjNet, Brasil Banda Larga, Speed Test etc., ao testar sua rede geralmente descobre que ela está com a velocidade excelente. Isso por que o traffic shaping é uma espécie de serviço de QoS do mal. Ao mesmo passo que ele pode reduzir a banda de um site ou serviço, pode melhorá-la para outros, como os sites de teste.
Assim, você fica com uma conexão ruim, mas se for reclamar junto à Anatel, não terá provas. Logo, a não ser a que operadora tenha cometido um erro e colocado um filtro que afete os sites de teste de forma negativa, verificar a velocidade da sua Internet através desses sites não vai indicar que sua rede está sendo afetada pelo traffic shaping. Uma alternativa seria tentar usar sites pouco conhecidos e do exterior e torcer para eles caiam nas regras de redução de velocidade, mas eles podem ser menos precisos, pois outros fatores podem interferir na medição de velocidade, como passar por redes de outras operadoras, quantidade de saltos muito alta, tipos variados de meio de transmissão, distancia física etc. Além disso, para abrir uma reclamação oficial, o teste precisa ser de um site homologado pela Anatel, como o Brasil Banda Larga ou o SIMET.
Ainda sim, existem ferramentas desenvolvidas para caçar o traffic shaping. Entre elas está o Measurement Lab (M-Lab).
O M-Lab é o resultado de um esforço conjunto de colabores do Google, faculdades e laboratórios de tecnologia com o intuito especifico de realizar testes de desempenho e confiabilidade das conexões de Internet.
Entre os testes que o M-Lab oferece, estão o Glasnost e o Neubot, que são ferramentas especificas para testar o traffic shaping e o desempenho geral da sua conexão.
Com o Glasnost é possível testar em tempo real se sua rede tem algum tipo de limitador ativado, já com o Neubot, um cliente é instalado e faz testes periódicos, verificando se existe casos de traffic shaping disparados por horários ou outros gatilhos.
É importante frisar que, apesar de essas ferramentas serem altamente desenvolvidas para esses testes, existe uma grande possibilidade de sua rede estar com traffic shaping e não ser capturada pelos testes.
-
1
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora