

Introdução
Testamos o cooler Nero da Akasa, que serve para processadores Intel soquete LGA1366 e 775 e AMD soquetes AM2, AM2+, AM3 e 939, e é dotado de três heatpipes e uma ventoinha de 120 mm. Vamos ver se seu desempenho é comparável ao BigTyp 14Pro da Thermaltake que testamos recentemente.
O Nero é um cooler de categoria média, ficando entre os simples (de menos de R$ 100) e os mais sofisticados (de mais de R$ 200). Seu projeto já pode ser considerado clássico: três heatpipes em forma de U que levam o calor do processador até as aletas, com uma ventoinha de 120 mm jogando ar por entre elas. O código do modelo do Nero é AK-967.
A embalagem é uma caixa bem firme e simples, mostrando fotos do cooler e suas principais características.

Na Figura 2 podemos ver o conteúdo da embalagem: o dissipador de calor, a ventoinha de 120 mm, um manual do usuário, além de três pacotes com as ferragens necessárias para instalá-lo sobre um processador AMD, Intel soquete LGA775 ou Intel soquete LGA1366, além de uma pequena bisnaga de pasta térmica.
Figura 2: Conteúdo da embalagem.
Como comentamos, o radiador usa um projeto já bastante difundido, com um radiador vertical ligado à base por meio de heatpipes de 8 mm. Esse projeto é interessante pois ocupa pouco espaço sobre a placa-mãe, mas tem o problema de não se adaptar em gabinetes estreitos.

Na Figura 4 você pode ver o detalhe do dispositivo de fixação da ventoinha no dissipador. Em vez de usar parafusos, a ventoinha é presa por meio de quatro suportes de borracha. Esse sistema mostrou-se excelente, sendo muito fácil colocar ou retirar a ventoinha, ao mesmo tempo que funciona como um amortecedor para vibrações.

Figura 4: Fixador da ventoinha.
Respostas recomendadas